Homem foi preso em flagrante e celulares são apreendidos em aldeia de Dourados
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e da 1ª Delegacia de Polícia de Dourados, participou nesta quarta-feira (8) da Operação Proteção Integral III, coordenada pela Polícia Federal e realizada simultaneamente em 16 estados do país. A ação tem como foco a repressão aos crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil cometidos por meio da internet.
Em Mato Grosso do Sul, três alvos foram cumpridos. Em Dourados, na Aldeia Jaguapirú, policiais civis apreenderam celulares de um indígena investigado por envolvimento em crimes previstos no artigo 218-A do Código Penal, relacionado à exploração sexual de menores. Já no município de Paraíso das Águas, um homem de 35 anos foi preso em flagrante por armazenar material de abuso sexual infantil em seus dispositivos eletrônicos.
As ações são fruto de seis meses de investigação conduzida pela equipe da DEPCA, que monitorou o tráfego de conteúdo ilegal nas redes e identificou suspeitos por meio de rastreamento digital. A análise do material revelou grande volume de arquivos contendo imagens e vídeos de abuso sexual infantil (CSAM).
Segundo a delegada responsável pela investigação em MS, a operação mostra a força da integração entre as polícias no combate ao crime cibernético:
“Cada mandado cumprido representa uma nova oportunidade de romper com ciclos de violência e proteger vítimas que, muitas vezes, nem sabem que estão sendo exploradas”, destacou.
Em todo o país, a operação contou com 617 policiais federais e 273 policiais civis, resultando — até o momento — em 182 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de prisão preventiva, 55 prisões em flagrante, 2 apreensões de menores e o resgate de duas vítimas.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul reforça que a denúncia é essencial para o enfrentamento desses crimes. Qualquer pessoa pode denunciar, de forma anônima, pelo Disque 100, por meio do site www.pc.ms.gov.br
ou em qualquer delegacia.