Um dos casos mais graves ocorreu em Bodoquena, onde uma queimada fora de controle atingiu 194 hectares e 22 propriedades
A Polícia Militar Ambiental (PMA), em parceria com o Imasul, segue com a Operação Focus em todo o Mato Grosso do Sul para reforçar o combate às queimadas e incêndios florestais ilegais. A ação, iniciada em 1º de agosto, vai até 30 de novembro, com extensão até 31 de dezembro nas regiões do Pantanal, onde o período crítico se prolonga.
Coordenada pela CPAmb, a operação utiliza tecnologia e resposta rápida para identificar e autuar responsáveis por focos de incêndio, especialmente durante a estiagem. Relatórios do Imasul apontaram cerca de 500 focos irregulares entre janeiro e julho.
Até 9 de outubro, foram realizadas 120 vistorias, resultando em 30 autos de infração e multas que somam R$ 34 milhões, referentes a uma área total de 9.498 hectares.
Um dos casos mais graves ocorreu em Bodoquena, onde uma queimada fora de controle atingiu 194 hectares e 22 propriedades. O responsável foi multado em R$ 1,4 milhão.
A PMA reforça a proibição do uso do fogo sem autorização e orienta a população a denunciar práticas ilegais, colaborando com a preservação ambiental no estado.