O levantamento também mostra equilíbrio na geração de empregos entre homens e mulheres
Mato Grosso do Sul registrou saldo positivo de 1.379 empregos com carteira assinada no mês de setembro, segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Os setores que mais contrataram foram Construção, com 762 novas vagas, Indústria, com 525, e Comércio, com 420. Já os segmentos de Serviços e Agropecuária tiveram queda no número de trabalhadores formais, com redução de 203 e 125 vagas, respectivamente.
Com esses resultados, o estoque total de empregos formais em Mato Grosso do Sul chegou a 701.093 trabalhadores no mês de setembro.
O levantamento também mostra equilíbrio na geração de empregos entre homens e mulheres. No saldo final, foram 674 novas vagas ocupadas por homens e 705 por mulheres.
Entre os municípios, Campo Grande liderou a criação de empregos formais, com 565 novas vagas, seguida por Nova Alvorada do Sul (236), Ribas do Rio Pardo (209), Dourados (175) e São Gabriel do Oeste (149).
Em relação à escolaridade, pessoas com Ensino Médio completo foram as que mais conquistaram vagas, totalizando 1.257 contratações. Trabalhadores com Ensino Médio incompleto somaram 252 novas oportunidades, enquanto os que têm nível superior incompleto registraram 72.
Por outro lado, houve redução de vagas para profissionais com Ensino Fundamental completo (-101), Ensino Fundamental incompleto (-56) e Ensino Superior completo (-52).
O boletim completo com os dados detalhados do mercado de trabalho de Mato Grosso do Sul está disponível no site da Semadesc.






