A Câmara Municipal de Campo Grande homenageou pessoas que se destacaram em ações e projetos voltados à pauta humanística, com foco na defesa de direitos. Em Sessão Solene na noite de quarta-feira, dia 26, vereadores entregaram a “Medalha Legislativa Nelson Denis de Direitos Humanos Campo-Grandense” aos homenageados. O olhar ao próximo e as políticas públicas voltadas para todos foram ressaltadas na solenidade.
A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Junior Coringa, que também é autor da Resolução 1.350/21, instituindo a solenidade. No discurso, Junior Coringa elencou o trabalho de vários vereadores na luta pelos direitos humanos, citando também os homenageados, ativistas que estão todos os dias nas ruas de Campo Grande. Ele destacou a atuação de Nelson Denis, com quem trabalhou na Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos, da qual era titular. “Pela primeira vez, Campo Grande teve uma secretaria que fazia a defesa dos direitos humanos e Nelson Denis foi um grande ativista, principalmente das pessoas idosas”.
O vereador fez referência ainda ao trabalho do jornalista Caio Henrique Romero, que tem paralisia cerebral e tornou-se influencer, motivando outras pessoas com deficiência e enfrentar as dificuldades. “O Caio me inspira a fazer mais, a ter um olhar diferente para a pessoa com deficiência”, afirmou o vereador Junior Coringa, ao ressaltar que a política pública precisa alcançar a todos e os vereadores serem instrumentos na luta por direitos humanos.
Em nome dos homenageados, Andréia Ferreira de Jesus afirmou que a “luta pelos direitos humanos é árdua, tensa, seja quando é feita pela sociedade civil ou por representantes do Governo que são engajados nessa pauta”. Ela citou como desafios o alto índice de violência doméstica, com 37 feminicídios neste ano, além das tensões com os indígenas. Andréia salientou a importância do reconhecimento feito pelas pessoas que lutam pelos direitos humanos. “Ser representando por Nelson Denis é algo fantástico, ser reconhecido pela luta importante em prol dos direitos humanos. Ser homenageado reflete que nosso trabalho tem relevância e a Casa do Povo enxerga isso”.
A secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, ressaltou a importância do reconhecimento a “todas as pessoas que lutam pela garantia de direitos e luta social”. Ela citou como as políticas públicas refletem na vida de cada um dos moradores, recordando que a política de criação do passe do estudante ajudou a transformar a sua vida. A secretária mencionou Paulo Freire: “amor é um ato de coragem”, citando o trabalho das pessoas que doam tempo e se dedicam na luta por aqueles mais inviabilizados pela sociedade. Ela mencionou que a Medalha representa um farol “para que a gente não perca esperança e nem a coragem de amar o próximo, respeitar o próximo e lutarmos para que sociedade tenha justiça social”.
Homenagem – A Medalha leva o nome de Nelson Denis, que se destacou pela participação em ações e projetos focados à área social. Em 2017 foi um dos principais participantes da 1ª Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos de Campo Grande. Ele também era um membro atuante da Coordenadoria de Defesa de Pessoas Idosas de Campo Grande e foi fundador do Grupo de Idosos do Bairro Serradinho, lutando por condições dignas aos idosos da Capital. Nelson Denis faleceu em 2020.
A filha de Nelson, Eliane Denis, discursou em nome de todos os familiares e recordou que não se trata de uma questão universal de direitos humanos, mas questão universal de deveres da humanidade, em que o olhar deve se voltar ao outro e não a si mesmo. Ela desatacou que a honraria premia o olhar ao alheio, em seu sofrimento, na injustiça e incompreensão, representando aquele que tem um olhar coletivo. “Meu pai tinha esse olhar diferente para os excluídos, um olhar que nem sempre era compreendido. Os homenageados possuem esse olhar nato e de excelência, promovendo ações que consolidam esse pensamento. Cabe a nós adotarmos esse mesmo olhar, promovendo humanidade mais justa e igualitária”.
Confira abaixo a lista de homenageados:
ANDRÉ SALINEIRO – AMISON MATOS DA SILVA e JENIFFER FONSECA DA SILVA KLEINSCHMITT
CARLOS AUGUSTO BORGES, CARLÃO – CARLOS AUGUSTO MELKE, JANILDA NELCI SANDIM e RAQUEL LÁZARO DE LIMA OLIVEIRA
EPAMINONDAS NETO, PAPY – ALINE JUSSARA TAGLIAFERRO CARLOS, JOSÉ MÁRIO ANTUNES DA SILVA e TEREZA CRISTINA MIGLIOLI BAUERMEISTER
HERCULANO BORGES – RAQUEL ANDERSON
JEAN FERREIRA – ENI MARIA SEZERINO DINIZ, FABRICIANE SANTOS DE DEUS e MARCELO VICTOR DA ROSA
LANDMARK – GIVANILDO BARRIOS VIANA e LAIRSON RUY PALERMO
LEINHA – MARCELE AROCA CAMY e RUBEN BARROS GODOY
LUIZA RIBEIRO – JAMILLE AUGUSTA WEISS PENTEADO DE FREITAS CHAVES, FERNANDA BALDO ROMERO e MARCOS ANDRÉ SANT’ANA CARDOSO
MAICON NOGUEIRA – HELENILDA DO CARMO SILVA e KATY BRAUN DO PRADO
MARQUINHOS TRAD – TELMA NANTES DE MATOS, THAISA RAQUEL MEDEIROS DE ALBUQUERQUE DEFANTE e REINALDO DIVINO DOS SANTOS GOMES
PROF. JUARI – MAURÍCIO MACEDO VIEIRA, MATEUS SLAVEC ESTEVÃO, VICENTE MOTA DE SOUZA LIMA e YNES DA SILVA FELIZ
PROF. RIVERTON – CRISTIAN ARAÚJO, IRISVALDA NUNES DOS SANTOS e JHONATAN WILLIAN DA CRUZ SANTOS
RONILÇO GUERREIRO – JOSÉ CARLOS VIANA MENDES e RODRIGO OTÁVIO COSTA MACHADO
SILVIO PITU – LETICIA FERREIRA DA SILVA LOUVEIRA e SANDRA APARECIDA DE SOUZA DE JESUS SZABLEWISKI
WILSON LANDS – ALINE DIAS TOLEDO DE QUEIROZ, DAISY RODRIGUES DOS SANTOS, CARLA OLIVEIRA DOS SANTOS, EMILIA APARECIDA DINIZ ALMEIDA, ELIZABETH FAUSTINA DE OLIVEIRA, JESSICA DIAS SANTOS AQUINO, JUCIARA CRISTINA DOS SANTOS, LUCIANO DIAS LANDS e HOZANA MELLO BASÍLIO
JUNIOR CORINGA – ANDRÉIA FERREIRA DE JESUS, ANTÔNIO BORGES DOS SANTOS, CAIO HENRIQUE ROMERO, DANIEL ARGUELLO OBELAR, EDUARDO EXPEDITO DA SILVA, GABRIEL MARTHINS BUIM, HENRIQUE DOS REIS ALMEIDA, MARIA APARECIDA SILVA MARTINS, ROSANA CLAUDIA DELFINO ANUNCIAÇÃO FRANCO e VIVIANE LUIZA DA SILVA
Fotos: Izaias Medeiros
Confira as fotos da Sessão Solene
Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal





