Obra de R$ 2,2 milhões valoriza história, cultura e espaços comunitários do local
Com o início das obras, moradores da Comunidade Tia Eva celebram a restauração da Igreja de São Benedito e do entorno, marco histórico e cultural da região. O projeto, conduzido pelo Governo do Estado, inclui também a revitalização do salão de eventos e do espaço comunitário, respeitando o calendário de festas e celebrações locais.
Antônio Borges dos Santos, descendente da pioneira Tia Eva, lembrou a importância do local para a comunidade: “Quando era criança, sonhava em bater o sino. Esta obra nos dá a chance de resgatar nossas memórias e transmitir nossa fé às futuras gerações”, afirmou.
A comunidade acompanha de perto a obra, que prevê a conservação de bens históricos, como o sino, o busto de Tia Eva e o Cruzeiro de madeira, além da modernização do salão de eventos, com cozinha, churrasqueira, palco, banheiros acessíveis e espaço para atividades culturais. Também serão criados um centro educacional, áreas verdes, praça de convivência e um Centro de Atendimento ao Turista.
O projeto, orçado em R$ 2,213 milhões e realizado em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, visa valorizar a história e a cultura da comunidade, garantindo espaços adequados para missas, festas, oficinas e demais atividades locais. A previsão é que a igreja seja concluída até novembro, quando será celebrado o centenário do falecimento de Tia Eva, e o salão de eventos receberá os reparos após a tradicional Festa de São Benedito em maio.
Segundo Adanilto Faustino Jr., gerente de Projetos e Orçamentos Civis da Agesul, todas as fases da obra foram discutidas com a comunidade, garantindo que suas necessidades fossem contempladas sem comprometer as celebrações locais.






