Unidade passa por reforma e expansão que quase dobra a capacidade; investimento é de R$ 16 milhões
O Governo de Mato Grosso do Sul está ampliando a Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, que passará de 208 para 394 vagas, com a criação de 186 novos espaços de custódia. A obra representa um aumento de cerca de 89% na capacidade da unidade e tem previsão de conclusão até o final de junho.
Com investimento aproximado de R$ 16 milhões, viabilizado com recursos federais, o projeto inclui a construção de novas celas comuns, celas disciplinares, espaços de inclusão e uma cela adaptada para pessoas com deficiência. As estruturas utilizam concreto armado e contam com fechamento superior, medida que reforça a segurança interna.
Além da ampliação de vagas, a reforma contempla a criação de um módulo polivalente para visitas, atividades religiosas, educativas, culturais e esportivas, espaço para visitas íntimas, ampliação das oficinas de trabalho e melhorias em setores como portaria, recepção, áreas de triagem, ensino e alojamento dos policiais penais.
Ao todo, estão sendo executados mais de 6,1 mil metros quadrados de obras. Os serviços são coordenados pela Sejusp, Agepen e Agesul, com participação de internos da própria unidade, que recebem remuneração e têm direito à remição de pena.
A ampliação integra o plano estadual de expansão do sistema prisional, que prevê a criação de 2.018 novas vagas no regime fechado masculino em Mato Grosso do Sul.






