Organização criminosa trazia cocaína da Bolívia e utilizava rotas por Mato Grosso do Sul para abastecer outros estados
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28/1), a Operação Tunna, com ações simultâneas em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, determinado o sequestro de bens e expedidas cinco prisões preventivas nas cidades de Campo Grande (MS), Piracicaba (SP), Arapongas (PR) e Londrina (PR).
As investigações tiveram início a partir da apreensão de 1,165 tonelada de cocaína, realizada pela Polícia Federal em Terenos (MS), no ano de 2025. A droga era transportada em um comboio formado por dois caminhões vinculados aos investigados alvos da operação desta quarta-feira.
Com o avanço das apurações, a PF identificou diversos outros episódios de tráfico de drogas atribuídos ao mesmo grupo criminoso. Entre eles, destaca-se uma apreensão anterior de 230 quilos de cocaína no estado de São Paulo, ocorrida em junho de 2025.
De acordo com as investigações, a organização criminosa trazia o entorpecente da Bolívia, utilizando rotas que passavam pelos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, tendo como principais destinos São Paulo, Paraná e outras unidades da federação.
A Polícia Federal conseguiu identificar os responsáveis pelo comando da logística do tráfico, incluindo o pagamento de motoristas, os operadores do esquema e a estrutura utilizada para lavagem de dinheiro, além de bens adquiridos com recursos ilícitos.






