Mais informações estão disponíveis no site da Sefaz
A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz-MS) reforça orientações sobre o IPVA 2026, que incide sobre cerca de 860 mil veículos no Estado. O imposto é calculado com base no valor de aquisição de veículos novos ou no valor venal de usados, definido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e segue alíquotas que variam conforme o tipo de veículo: 3% para carros de passeio, 2% para motocicletas e 1,5% para caminhões, ônibus e micro-ônibus.
Há ainda isenções e reduções para veículos antigos, profissionais de transporte, veículos movidos a GNV e pessoas com deficiência ou com transtorno do espectro autista, podendo chegar a 60% de desconto. Solicitações são feitas totalmente on-line pelo Portal da Fazenda.
O lançamento do imposto foi publicado no Diário Oficial Complementar, mas tem caráter apenas informativo. A primeira parcela do IPVA vence nesta sexta-feira (30), e o parcelamento pode ser feito em até cinco vezes.
O IPVA é fonte de financiamento de políticas públicas: metade do valor arrecadado vai para os municípios e a outra metade permanece com o Estado, beneficiando áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Mais informações estão disponíveis em www.sefaz.ms.gov.br.






