Campo Grande amanheceu ensolarada neste sábado (31) e a instabilidade deve aumentar nos próximos dias
Este sábado (31) começou com sol em Campo Grande, que amanheceu com céu aberto e vento leve típico do período pós-chuva. Apesar do tempo mais firme nas primeiras horas do dia, Mato Grosso do Sul segue em estado de atenção para a ocorrência de chuvas intensas e ventos fortes até a próxima segunda-feira (2).
Ao longo do dia, o sol aparece em todas as regiões do Estado, mas a variação de nebulosidade mantém condições favoráveis para a formação de tempestades isoladas, que podem vir acompanhadas de raios, chuva forte e rajadas de vento. Em Campo Grande, a temperatura pode chegar aos 30 °C, enquanto cidades como Corumbá enfrentam calor mais intenso, com máximas que podem atingir 36 °C.
Nos municípios do sul e leste do Estado, como Dourados, Três Lagoas e Paranaíba, as temperaturas variam entre 30 °C e 33 °C, com previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. A combinação entre calor, alta umidade e instabilidades atmosféricas aumenta o risco de volumes elevados de chuva, que podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões sul, sudoeste e central.
Nos próximos dias, a instabilidade tende a se intensificar com o avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical em formação no oceano Atlântico Sul. Mesmo atuando de forma indireta sobre Mato Grosso do Sul, o sistema deve favorecer temporais isolados e ventos que variam entre 40 e 60 km/h, com possibilidade de rajadas mais fortes durante as chuvas.
A recomendação é de atenção às mudanças rápidas no tempo, especialmente entre a tarde e a noite, período mais propício para a ocorrência de tempestades.






