Operação da Polícia Federal e Receita Federal desarticula esquema que simulava vendas de medicamentos usando CPFs de terceiros
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira (10) a Operação OTC – Over The Counter, cumprindo quatro mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens em João Pessoa/PB, Pirangi/SP, Carazinho/RS e Lagoa Santa/MG.
A investigação teve início em Dourados/MS, após a constatação de fraudes em farmácias beneficiadas pelo programa Farmácia Popular, em que criminosos utilizavam indevidamente nomes e CPFs de terceiros para simular a venda de medicamentos, recebendo os benefícios do programa sem que os produtos fossem realmente adquiridos.
Segundo apuração, os envolvidos se valiam de interpostas pessoas para registrar no sistema oficial do programa vendas fictícias de medicamentos, em uma operação que movimentava milhões de reais. A organização criminosa atuava em diversas regiões do país, sempre com o mesmo esquema.
A operação, determinada pelo Juízo Federal da 2ª Vara de Dourados/MS, resultou no sequestro de contas bancárias, veículos e imóveis de sete empresas e nove pessoas físicas, totalizando mais de R$ 8 milhões em bens vinculados ao esquema fraudulento.






