Chuvas recentes elevam novamente o nível do rio; autoridades alertam para risco de inundação e prejuízos
O município de Coxim, em Mato Grosso do Sul, foi declarado em situação de emergência devido à elevação do nível do rio Taquari, informou o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semadesc.
Dados da Plataforma de Coleta de Dados (PCD) indicam que o rio ultrapassou a cota de emergência de 500 cm, aumentando o risco de danos materiais e colocando em alerta a população ribeirinha e áreas próximas ao curso do rio. Apesar da redução observada na última semana, o nível voltou a subir nas últimas 24 horas devido às chuvas recentes, atingindo novamente o patamar considerado crítico no início da noite de ontem (13).
O Cemtec prevê variação de nebulosidade, pancadas de chuva e influência de frente fria nos próximos dias, principalmente na bacia do rio Coxim, afluente do Taquari. O Inmet classifica as chuvas como de perigo potencial, enquanto o CPTEC alerta para precipitações intensas nos níveis 1 e 2. A elevação do rio aumenta a chance de invasão de áreas lindeiras e instalações próximas ao leito, agravando o cenário.
Diante da situação, o Imasul recomenda atenção redobrada das autoridades locais e informa que, após deliberação técnica, a Defesa Civil será acionada para acompanhamento e adoção de medidas preventivas e de resposta. O instituto segue monitorando continuamente as condições hidrológicas e meteorológicas e manterá a população informada sobre qualquer alteração relevante.






