Uma premiação que deveria reconhecer o mérito acadêmico de estudantes em Mato Grosso do Sul passou a ser alvo de questionamentos após denúncia feita por uma aluna e uma supervisora escolar de Campo Grande. A promessa do senador Nelsinho Trad (PSD) foi encarada até como uso eleitoreiro, porém, conforme a assessoria, o concurso foi promovido pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
De acordo com o relato, uma aluna da Escola Joaquim Murtinho, vencedora de um concurso de redação ligado à Rota Bioceânica, não recebeu o prêmio que havia sido anunciado durante o evento oficial.
A expectativa foi criada a partir de uma declaração feita publicamente pelo Senador Nelsinho Trad, no momento da divulgação do concurso.
Na ocasião, foi dito que os estudantes seriam contemplados com aparelhos novos. “As 25 melhores redações, cada uma delas, vai ganhar um iPhone de última geração, zero quilômetro”, afirmou o senador Nelsinho Trad durante a cerimônia.
No entanto, segundo a denúncia, o item entregue à estudante era um celular de segunda mão, o que gerou frustração e levantou dúvidas sobre a condução da iniciativa.
Para uma supervisora escolar que auxiliou os alunos em todo o processo, desde a pesquisa te a orientado para elaboração dos textos, houve quebra de confiança. Ela questiona não apenas a diferença entre o prêmio prometido e o entregue, mas também o contexto em que a cerimônia ocorreu, sugerindo possível uso da imagem dos estudantes em um ambiente de visibilidade pública.
“Sonhou, estudou, pesquisou, criou expectativas quanto ao prêmio e recebeu das mãos de Nelsinho Trad e da reitora da universidade, agora, ela tem um celular de segunda mão”.
Até o momento, não houve esclarecimento detalhado sobre a origem dos aparelhos distribuídos nem sobre os critérios adotados na entrega dos prêmios. A reportagem entrou em contato com a assessoria de Trad que afirmou que a UFMS quem iria se posicionar. O espaço segue aberto.








