Procedimento captou coração, pulmões, fígado, rins e córneas; órgãos irão beneficiar pacientes em MS e São Paulo
Mesmo em meio ao luto, a família de uma estudante de medicina, de 29 anos, autorizou a doação de seus órgãos após a confirmação de morte encefálica no Hospital da Vida, em Dourados. A jovem morreu após complicações de um acidente de trânsito ocorrido em Ponta Porã.
A captação dos órgãos durou cerca de cinco horas e foi concluída na noite de quarta-feira (24). Foram retirados coração e pulmões, encaminhados para São Paulo, além de fígado, rins e córneas, destinados a pacientes de Mato Grosso do Sul que aguardavam na fila de transplante.
O procedimento contou com equipes médicas de diferentes regiões do país e apoio logístico com transporte aéreo para garantir a agilidade necessária.
A jovem estava internada em estado grave após sofrer traumatismo craniano e múltiplas fraturas. O protocolo de morte encefálica foi aberto no início da semana e confirmado na terça-feira (23), quando a família decidiu pela doação.
Profissionais envolvidos destacaram o gesto de solidariedade, que permitiu salvar e transformar a vida de outros pacientes que aguardavam por transplantes.
O corpo será trasladado para Natal (RN), onde vive a mãe da jovem, para sepultamento.






