Ação começa neste domingo e segue até outubro, com atenção especial à proteção de papagaios, periquitos e outras aves durante o período reprodutivo
A Polícia Militar Ambiental inicia neste domingo (30) a Operação Bocaiúva 2026, que vai reforçar a fiscalização contra a captura, o transporte e o tráfico de animais silvestres em Mato Grosso do Sul. A mobilização segue até 30 de outubro e terá atuação nos municípios atendidos pelo 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental.
A operação ocorre em um período considerado estratégico para a proteção da fauna, já que coincide com a época de reprodução de diversas espécies de aves. O foco principal será o combate à retirada ilegal de psitacídeos, grupo que reúne animais como papagaios e periquitos.
Durante a ação, equipes vão realizar patrulhamento preventivo, barreiras fixas e móveis, fiscalização em rodovias e estradas rurais, além de abordagens e buscas em veículos. Também estão previstas averiguações a partir de denúncias e de informações sobre possíveis pontos utilizados para captura ou transporte irregular de animais.
Os trabalhos terão atenção especial em áreas de nidificação e em regiões rurais consideradas estratégicas para a fiscalização. Entre os municípios incluídos no planejamento estão Naviraí, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Glória de Dourados, Itaquiraí, Batayporã, Taquarussu, Mundo Novo, Bataguassu e Cassilândia.
A fiscalização também poderá ser ampliada para outras localidades conforme novas informações sejam obtidas durante a operação.
Em caso de flagrante ou identificação de irregularidades, serão adotadas as medidas administrativas e policiais previstas na legislação ambiental.
Além de combater o comércio ilegal de animais, a Operação Bocaiúva busca reduzir a retirada de espécies da natureza justamente em uma fase importante para a reprodução e a manutenção das populações silvestres.






