Parceria prevê reaproveitamento de materiais em produtos artesanais e capacitação para quem busca aprender uma nova atividade
Materiais que normalmente terminariam no lixo agora podem ganhar uma segunda vida e ainda se transformar em fonte de renda. Em Mato Grosso do Sul, uma parceria entre o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) prevê o reaproveitamento de lonas de banners usados em eventos.
Como parte da iniciativa, cerca de 40 quilos de lonas foram destinados ao FAC. O material, que não teria mais utilidade para a indústria, será aproveitado na produção de peças artesanais dentro da proposta de economia circular.
Além de reduzir o descarte, a iniciativa prevê cursos e oficinas para ensinar técnicas de reaproveitamento. A ideia é capacitar participantes para transformar as lonas em novos produtos, desenvolver habilidades manuais e estimular alternativas de geração de renda.
A proposta também busca fortalecer o trabalho coletivo e o cooperativismo, criando uma cadeia em que um material sem utilidade inicial pode ser transformado em produto com valor comercial.
A ação está alinhada ao ODS 12 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva padrões mais responsáveis de consumo e produção e a redução da geração de resíduos.
A expectativa é que a parceria avance para novas ações de sustentabilidade, unindo reaproveitamento de materiais, capacitação profissional e inclusão produtiva.





