Agenda inclui assinatura de acordo internacional, lançamento de álbum e renovação da parceria entre Campo Grande e Turim
O Hospital São Julião, em Campo Grande, recebe nos dias 1º e 2 de setembro uma programação especial que marca os 85 anos da instituição e mais de cinco décadas de parceria com entidades italianas. A agenda terá a presença do prefeito de Turim, Stefano Lo Russo, do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e de representantes da Fundação OASI/OMG.
A programação começa na terça-feira (1º), às 18h30, no Auditório Ney Latorraca, no Centro de Convenções do Hospital São Julião. No local será assinado um Termo de Cooperação Internacional entre a instituição e a OASI/OMG. O documento formaliza uma parceria construída ao longo de décadas e que contribuiu para o desenvolvimento do hospital.
A aproximação entre o São Julião e os voluntários italianos começou na década de 1970, em um período em que a hanseníase ainda era marcada pelo preconceito e pelo isolamento de pacientes. A colaboração ajudou na melhoria da estrutura da instituição e na construção de uma nova forma de atendimento, com foco em cuidado, acolhimento e dignidade.
Entre os jovens voluntários italianos que participaram dessa história estava Stefano Lo Russo, atual prefeito de Turim. A visita a Campo Grande representa também um reencontro com o local onde ele colaborou décadas atrás.
A programação acontece em um período simbólico para o hospital, que completa 85 anos de história. A trajetória também se cruza com os 95 anos de Irmã Silvia Vecellio, uma das figuras ligadas à construção da parceria entre o São Julião e os voluntários italianos.
Além da assinatura do acordo, a noite terá o lançamento do álbum histórico “São Julião – 85 anos”. A publicação reúne cerca de 500 fotografias e registros de diferentes períodos da instituição. O material, escrito pela jornalista Lenilde Ramos, apresenta momentos relacionados à assistência hospitalar, medicina, ciência, tecnologia, educação, cultura e meio ambiente.
A agenda continua na quarta-feira (2), às 10h, no Gabinete da Prefeitura de Campo Grande, com a assinatura do Convênio Cidades Irmãs entre Campo Grande e Turim. A cooperação oficial entre os dois municípios existe desde 29 de maio de 2002 e prevê intercâmbios em áreas como cultura, educação, esporte e comércio.
Apesar de o acordo entre as cidades ter sido formalizado há quase 25 anos, a aproximação entre Campo Grande e Turim começou muito antes, principalmente a partir da atuação de voluntários italianos no Hospital São Julião. A relação, que nasceu de uma iniciativa de solidariedade, acabou se transformando em uma parceria institucional entre os dois municípios.
Serviço
A assinatura do Termo de Cooperação Internacional e o lançamento do álbum “São Julião – 85 anos” serão realizados na terça-feira (1º), às 18h30, no Auditório Ney Latorraca, no Centro de Convenções do Hospital São Julião.
Já a assinatura do Convênio Cidades Irmãs entre Campo Grande e Turim ocorre na quarta-feira (2), às 10h, no Gabinete da Prefeitura de Campo Grande.






