22:20 terça-feira, 23 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide

Enquanto tem quem questione cota de gênero, Adriane alcança equidade nos cargos mais importantes da Prefeitura 

Enquanto tem quem questione cota de gênero, Adriane alcança equidade nos cargos mais importantes da Prefeitura 

Onça Pintada by Onça Pintada
7:58 sexta-feira, 8 março 2024
in Campo Grande
A A

Quando muitos discutem cota de gênero nas chapas eleitorais, em Campo Grande a equidade em cargos de chefia já é uma realidade nos saldos de secretarias importantes para a cidade. 

Neste dia 8 de março, dia Internacional a prefeita Adriane Lopes (PP)  lembrei que apesar de as mulheres constituírem a maioria e possuírem maior escolaridade no país, enfrentam grandes obstáculos para ocupar posições de liderança. 

“Senda luta que é para cada uma vencer o desafio diário de ser mulher. Por isso buscamos o reconhecimento  pela gestão igualitária, que oportuniza às mulheres posições de comando com quase metade das secretarias sob gestão feminina. Em Campo Grande, nós somos mais de 54% do eleitorado, sou a primeira mulher Prefeita da Capital. Em nossa gestão, nós estamos oportunizando mulheres à frente de pelo menos onze órgãos municipais, além de cinco secretárias à frente no cargo do primeiro escalão. Elas têm demonstrado a sua competência com muito trabalho, compromisso e dedicação”, contabiliza Adriane sobre os números femininos.

Das 13 secretarias do Executivo, 5 são comandadas por mulheres, um percentual de 40% de cobertura de espaço feminino nas pastas. Além disso, dos 21 órgãos de chefias em Agências e  Autarquias ligadas a Prefeitura, 11 estão sob comando de mulheres, ou seja, mais de 50% do público gerenciador. 

Ao assumir o comando da Capital, Adriane foi subestimada, afinal, até 2022 Campo Grande só havia sido comandada por homens tradicionais na política. 

Você podequerer ler

Servidores terão expediente reduzido nesta quarta-feira

Servidores terão expediente reduzido nesta quarta-feira

23 de junho de 2026
Campanha do Agasalho é prorrogada até 31 de julho

Campanha do Agasalho é prorrogada até 31 de julho

23 de junho de 2026
Agetran instala semáforos e muda ruas no Jardim Bela Vista 

Agetran instala semáforos e muda ruas no Jardim Bela Vista 

23 de junho de 2026
Bebê tem morte cerebral e pais são presos por suspeita de maus-tratos

Bebê tem morte cerebral e pais são presos por suspeita de maus-tratos

23 de junho de 2026

Vale lembrar que a prefeita chegou a sofrer violência política de gênero e para debater situações como essa, mostra com resultados como liderar o setor público. A visão feminina e a ocupação desse espaço, muitas vezes incomoda adversários políticos, mas Adriane não teme os desafios e comenta o tema.

“Cada desafio vencido me dá a oportunidade de mostrar à população que eu sou capaz. Eu sofri violência política de gênero por homens, mas também por mulheres e não esmoreci. Peguei uma gestão no meio, herdei problemas inimagináveis, mas com muito trabalho estamos conseguimos revitalizar todas as escolas simultaneamente, realizar o concurso de professores, revitalizar os postos de saúde e trazer projetos que irão deixar um legado na educação. Por isso, estamos focados na administração”, diz.

No contexto da gestão pública, as escolhas dos líderes de cada pasta são decisões políticas de grande importância. Entre os diversos governos municipais que passaram pelo Paço, a administração de Adriane Lopes se destaca por ter indicado um maior número de mulheres. Essa iniciativa abre portas para que mais mulheres ocupem posições de liderança.

Na gestão pública, é essencial não apenas aumentar o número de mulheres nos setores, mas também garantir sua participação efetiva na tomada de decisões, pois isso tem um impacto mais significativo. E o diferencial de Campo Grande, é que secretarias importantes possuem cadeiras ocupadas por lideranças femininas, a exemplo, a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), com Márcia Hokama; a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com a médica Rosana Leite e a Secretaria Municipal de Gestão (Seges), sob comando de Evelise Ferreira Cruz. Além delas, no comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), está Kátia Sarturi e na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Mara Bethânia Gurgel. 

A secretária de Finanças e Planejamento, Márcia Hokama, destaca que estar à frente da pasta é uma missão valorosa. “O fato de ser mulher aumenta nossa responsabilidade e demonstra também a capacidade e habilidade das mulheres nesse processo rápido e contínuo. A visão da nossa prefeita Adriane Lopes em nomear mulheres foi pelo conhecimento técnico e não poderia ser diferente, ela tem a sensibilidade de uma mulher que luta, que empreende, entende, que sabe o que é melhor para as famílias, crianças, idosos, homens e mulheres. Por ser mulher, nos entendemos só no olhar.”

Na Semadur, Kátia Sarturi é a primeira mulher no comando da pasta. Ela aceitou o desafio, mesmo que num primeiro momento houvesse um certo desconforto por integrantes antigos da pasta, já que o terreno daquela Secretaria era tradicionalmente de homens e uma pasta eminentemente técnica. 

“Não vi dificuldades com isso, mesmo porque a mulher é tradicionalmente preparada para atender situações adversas. Foi um desafio mais prazeroso do que difícil. Isso fortalece inclusive outras mulheres a entenderem que agora elas estão de fato conquistando espaço. Lembro que os cargos de secretária municipal não eram comuns em Campo Grande. As mulheres continuam enfrentando a exigência de provar sua competência, ao passo que para os homens, essa validação muitas vezes é considerada padrão. No entanto, essa disparidade é transitória, pois a sociedade está evoluindo e cada vez mais reconhecendo o trabalho das mulheres.”

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Campo GrandecidadesDestaquedestaques

Leia também

Servidores terão expediente reduzido nesta quarta-feira

Servidores terão expediente reduzido nesta quarta-feira

by A Onça
23 de junho de 2026

Conforme decreto publicado pela Prefeitura de Campo Grande na edição extra do Diogrande desta terça-feira (23), o expediente nos órgãos municipais que realizam atendimento ao público será encerrado às 16h30. A medida considera o horário da partida da seleção brasileira na Copa do...

Campanha do Agasalho é prorrogada até 31 de julho

Campanha do Agasalho é prorrogada até 31 de julho

by A Onça
23 de junho de 2026

Com a chegada dos dias mais frios e a continuidade da demanda por roupas e cobertores entre famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Campo Grande ampliou o prazo da Campanha do Agasalho 2026. Agora, as doações podem...

Agetran instala semáforos e muda ruas no Jardim Bela Vista 

Agetran instala semáforos e muda ruas no Jardim Bela Vista 

by A Onça
23 de junho de 2026

O fluxo de veículos no Jardim Bela Vista passa por uma profunda reestruturação viária. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) iniciou a implantação de sentidos únicos em ruas do bairro e a substituição de rotatórias por semáforos em...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade