A última semana antes do segundo turno começa com debate, já nesta segunda-feira (21). As candidatas a prefeita Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) participam hoje do segundo Debate Midiamax 2024, às 20h, no auditório do CREA-MS. De acordo com a empresa jornalística o evento será transmitido ao vivo para todo o Mato Grosso do Sul.
As duas estarão frente a frente em um confronto que poderá determinar quem assumirá a Prefeitura de Campo Grande a partir de 2025.
A presença das duas candidatas já está confirmada, e segundo o jornal, o debate proporcionará um espaço para que ambas as candidatas apresentem suas propostas e considerações de campanha.
Adriane tem nesse caso a possibilidade de explicar sua falta no primeiro debate do segundo turno promovido pelo Top Mídia/SBT-MS, quando ela não compareceu devido a uma agenda de Michele Bolsonaro na capital no mesmo dia.
Formato do Debate
Conforme as orientações o essa edição trará algumas inovações em relação ao primeiro turno, permitindo confrontos diretos sobre temas livres. O debate será dividido em quatro blocos.
No primeiro bloco, cada candidata, de acordo com a ordem definida por sorteio, terá 30 segundos para fazer uma pergunta à adversária, com um tempo de resposta de 2 minutos. Em seguida, a candidata que fez a pergunta terá um minuto para réplica, e a que respondeu terá mais um minuto para tréplica. Cada candidata fará quatro perguntas neste bloco.
O segundo bloco seguirá a mesma ordem, mas agora a candidata terá a oportunidade de realizar quatro perguntas à adversária. Os temas das perguntas serão sorteados na hora entre tópicos previamente definidos, como Educação, Saúde, Corrupção e Transparência, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Servidor Público, Ambiente e Urbanismo, Impostos e Assistência Social. Cada pergunta terá 30 segundos de duração, com respostas de dois minutos, e réplicas e tréplicas de um minuto.
A grande novidade do terceiro bloco é que cada candidata terá 12 minutos para falar livremente. O tempo será contabilizado automaticamente enquanto a candidata estiver falando, obrigando-a a gerenciar o tempo utilizado em perguntas, respostas ou comentários. Assim que o tempo se esgotar, o microfone será cortado automaticamente. Neste bloco, não haverá direito de resposta, permitindo que ambas interajam livremente.
Por fim, no quarto bloco, seguindo a ordem inversa, cada candidata terá três minutos para suas considerações finais, sendo proibido mencionar nominalmente os outros candidatos.
Além disso a empresa jornalística afirma que será feita a checagem de fatos. Até 24 horas após o evento, as candidaturas poderão enviar à redação denúncias e documentações sobre eventuais informações incorretas ou “fake news” apresentadas durante o debate.
Cada denúncia será analisada pelo núcleo de Transparência e classificada como ‘PROCEDENTE’, ‘PARCIALMENTE PROCEDENTE’ ou ‘IMPROCEDENTE’, com os resultados sendo divulgados em matérias jornalísticas.