Na tarde desta terça-feira (5), a Segunda Delegacia de Polícia de Campo Grande prendeu em flagrante dois funcionários de uma empresa de engenharia sob acusação de desviar salários de “funcionários fantasmas” para suas próprias contas bancárias. O esquema criminoso envolvia a falsificação de contracheques e a criação de registros falsos de empregados, inflando a folha de pagamento da empresa e gerando um prejuízo milionário.
A investigação revelou que os dois suspeitos, que estavam na empresa há mais de 17 anos, eram os únicos responsáveis pelo controle da folha de pagamento da construtora, que emprega cerca de 200 pessoas tanto na capital quanto em outras cidades do estado. Aproveitando-se da confiança da empresa, eles inseriram nomes fictícios de funcionários para aumentar a folha de pagamento e, em seguida, desviavam os valores para suas contas pessoais.
De acordo com a Polícia Civil, o esquema criminoso vinha ocorrendo há pelo menos dois anos, e só no dia 4 de novembro, a dupla desviou mais de R$ 35 mil. O valor total do prejuízo, já identificado pela investigação, ultrapassa os R$ 4 milhões. Além disso, os suspeitos falsificaram documentos e contracheques para ocultar as irregularidades.
Os dois homens, que estavam no cargo de confiança há muitos anos, foram presos em flagrante e responderão pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiança e por fraude. Eles ainda não passaram por audiência de custódia, mas devem ser encaminhados à Justiça para as devidas providências legais.
O caso, que revela a audácia dos criminosos em aproveitar-se de sua posição dentro da empresa para cometer crimes financeiros de grande escala, está sendo investigado em detalhes pela polícia, que continua apurando se há mais envolvidos ou outras fraudes realizadas ao longo do tempo.
A Polícia Civil reforça a importância da denúncia por parte de colaboradores ou pessoas que percebam irregularidades semelhantes em suas empresas, contribuindo para o combate à corrupção e aos crimes financeiros que afetam não apenas as empresas, mas também os direitos dos trabalhadores e da sociedade como um todo.






