No dia 13 de novembro, a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Abigeato (DELEAGRO) recebeu informações de que um lote de 19 vacas e 8 bezerros, proveniente de furto, estava sendo comercializado em um leilão em Campo Grande. Os policiais se deslocaram imediatamente ao recinto, onde visualizaram as reses com marcas antigas da vítima e marcas recentes da propriedade que havia enviado o gado.
O lote foi apreendido e devolvido à vítima.
Na sequência das investigações, com apoio da IAGRO, os policiais se deslocaram à propriedade onde o gado havia sido remarcado, em Rio Verde de Mato Grosso, e realizaram a contagem total do rebanho. Foi possível identificar mais 92 cabeças de gado já remarcadas de forma irregular, pertencentes a vizinhos, bem como 7 animais sem qualquer identificação de propriedade, sem marcas ou divisas.
O único funcionário da propriedade foi interrogado e indiciado, confessando ter remarcado todas as reses encontradas. Ele alegou que agiu dessa forma porque havia “perdido” algumas reses e não queria apresentar inconsistências na contabilidade do gado para seu patrão.
As investigações prosseguem a fim de identificar demais envolvidos ou beneficiários das subtrações. O gado recuperado e devolvido às vítimas está avaliado em aproximadamente R$ 400.000,00.