A Polícia Civil, por meio da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Dourados, realizou uma extensa investigação que levou à identificação de uma quadrilha interestadual especializada em furtos no interior de veículos, especialmente camionetas TOYOTA/HILUX e TOYOTA/SW4.
Nesta sexta-feira (22), com o apoio da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Paraná, investigadores da SIG de Dourados cumpriram mandados de busca e prisão na cidade de Londrina-PR, onde C.H.A.F., de 43 anos, foi localizado. Ele estava com equipamentos utilizados nos crimes, além das vestes usadas durante os furtos em Dourados.
Modus Operandi
A investigação revelou que os criminosos utilizavam dispositivos conhecidos como “jammers” e ferramentas manuais específicas para abrir e destravar portas de veículos. Esse método permitia que os autores subtraíssem pertences sem deixar vestígios de arrombamento. Após abrir os veículos, a quadrilha subtraía cartões bancários, dinheiro e objetos de valor, como joias. Os cartões bancários eram usados para saques e compras antes que as vítimas percebessem os furtos.
Foram identificados ao menos seis casos ocorridos entre abril e julho de 2024, mas acredita-se que possam ter ocorrido mais casos sem que as vítimas tivessem notado.
Ação Interestadual
A quadrilha utilizava veículos locados para realizar os furtos, dificultando assim a identificação dos suspeitos. Após quatro meses de investigações, foi possível identificar o principal integrante do grupo, C.H.A.F., conhecido como “Niquinho”, que já possui histórico de furtos similares. Ele foi identificado em imagens realizando saques com cartões subtraídos das vítimas em Dourados. C.H.A.F. foi preso e conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Dourados, onde está à disposição da Justiça.
Prevenção e Orientações
As investigações indicam que os criminosos atuavam em diferentes estados, utilizando alta mobilidade para dificultar sua identificação e captura. A Polícia Civil continua com diligências para identificar outros integrantes do grupo criminoso.
A Delegacia de Dourados alerta a população sobre os cuidados necessários para prevenir furtos, como verificar manualmente o travamento dos veículos e evitar deixar objetos de valor em seu interior.
Para informações ou denúncias, entre em contato com o SIG através do número sig-denúncias.