A família de um bebê de dois meses pediu averiguação sobre o atendimento prestado na Santa Casa. O menino deu entrada no local no domingo (8) para fazer tratamento de um quadro de doença respiratória e a família denuncia que o acesso foi colocado de forma errada, causando inchaço no bracinho da criança. O hospital garantiu que já está apurando o caso.
“Ontem ele estava chorando muito, a minha irmã chamou uma enfermeira para falar que não era normal, que ele estava sentindo dor. [A enfermeira] disse que ia fazer uma lavagem nasal nele. Mesmo assim ele não parou [de chorar] e quando minha irmã foi ver o acesso dele estava errado, eles colocaram errado e apertaram. O bracinho dele estava preto e inchado, minha irmã falou que estava vendo a hora dele perder o bracinho”, desabafou a tia Thalyne Giovana.
Segundo a tia do bebê, ele começou a demonstrar nervosismo na segunda-feira (9/5) preocupada, a mãe chamou uma enfermeira em torno de 20h, que fez o procedimento da lavagem nasal. Somente na terça-feira (10/5) durante a troca de plantão a equipe de enfermagem percebeu o erro no acesso.
Diante da situação Thalyne procurou a assistente social do hospital, para contar o ocorrido e de acordo com ela recebeu consolo e um pedido de desculpas. E ouviu que será aberta uma investigação interna para apurar o que ocorreu. Ainda segundo a tia, a família não fez o registro da ocorrência em uma delegacia, pois a mãe do bebê está de acompanhante do filho.
A reportagem entrou em contato com a Santa Casa que respondeu por nota informando que a família já foi acolhida e o caso está sendo apurado. “A Santa Casa de Campo Grande informa que foi aberto uma investigação pelo Núcleo de Segurança do Paciente do hospital para entender o fato ocorrido, já que a criança veio com o acesso da UPA. A família já recebeu o acolhimento do nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e da Assistência Social. Não temos prazo para o término da investigação, pois será verificado todos os procedimentos realizados desde o momento da entrada do paciente na instituição, sendo assim não podemos nos pronunciar sobre o que pode ter ocasionado o inchaço no braço da criança no momento.”