Após os disparos contra os filhos, Thales tirou a própria vida
Será velado neste sábado (14), o corpo de Benício Araújo Machado, de 8 anos, morto a tiros pelo próprio pai, o então secretário de Governo de Itumbiara (GO), Thales Machado, de 40 anos. A despedida ocorre na casa do avô materno, o prefeito Dione Araújo.
Benício e o irmão, Miguel Araújo Machado, de 12 anos, foram baleados dentro do condomínio onde moravam, na madrugada de quinta-feira (12). Após os disparos, Thales tirou a própria vida.
O caçula passou por cirurgia no Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos e ficou internado em estado gravíssimo, mas morreu na tarde de sexta-feira (13). Miguel também foi socorrido, porém não resistiu e morreu horas antes. No enterro, amigos o homenagearam com camisetas com a frase “Miguel eterno”, enquanto crianças lançaram rosas brancas sobre o túmulo.
Em carta divulgada na internet, Thales atribuiu o crime a uma crise conjugal e a uma suposta traição da esposa, que estava em viagem a São Paulo. O caso é apontado como possível violência vicária — quando os filhos são atacados para atingir a mãe. O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente reconhece esse tipo de prática como forma de violência de gênero e grave violação dos direitos de crianças e adolescentes.
A Polícia Civil de Goiás investiga o caso. Inicialmente, a corporação classificou a ocorrência como homicídio consumado e homicídio tentado, seguidos de suicídio. Até o momento, não há indícios de participação de terceiros nem detalhes oficiais sobre a dinâmica do crime.
Thales Machado era secretário de Governo de Itumbiara desde 2021 e genro do prefeito Dione Araújo. Figura conhecida na política local, ele se apresentava nas redes sociais como “nascido e criado em Itumbiara, pai, marido e alguém que acredita muito no cuidado com as pessoas”.
Ele também costumava compartilhar momentos com os filhos nas redes sociais, inclusive em jogos do Flamengo, time para o qual torcia.
Thales era apontado como possível candidato a deputado nas eleições deste ano, com apoio do sogro.






