Neste sábado (18), o Hemosul estará aberto até as 17h para realizar o evento “Sangue Quente LGBTQIA+ Salvando Vidas”. A iniciativa foi criada pelo CEC LGBT+ (Centro Cívico Nacional LGBT) para incentivar doações de sangue, trabalhar com ações e, principalmente, desvendar as ligações entre pessoas LGBTQIA+ e doenças.
O evento faz parte do calendário de maio de ações de diversidade da Secretaria Nacional de Cidadania e comemora os 34 anos da decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de retirar a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças.
Para doar
Para se tornar um doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e estar muito bem alimentado. Lembrando que adolescentes devem estar acompanhados do responsável legal.
Embora a nova lei permita a doação de pessoas a partir de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 51 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
“Sangue LGBTQIA+ Salva Vidas”
Para a coordenadora do CEC LGBT+, Gaby Antonietta, a ação tem o potencial de trazer à luz o papel de cada cidadão e cidadã sul-mato-grossense comprometido com a vida.
“Sabendo-se que toda vida importa, enfrentando os preconceitos que ainda são vigentes na nossa sociedade, e fomentando informações que podem salvar uma vida, doar sangue é um ato de cidadania”, ressalta Gaby.
Histórico
Somente em 2020 que o STF (Superior Tribunal Federal) entendeu como inconstitucional o impedimento à doação de sangue por pessoas LGBT+.
Gaby Antonietta reforça que histórica é a trajetória de políticas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul para a comunidade.
“Foi no dia 26 de maio de 2011 que ficou instituído o Dia Estadual de Combate à Homofobia, que é comemorado anualmente no dia 17 de maio. Então, o Mato Grosso do Sul, que tem sido referência em pensar políticas públicas para a população LGBTQIA + no País, não poderia deixar de celebrar a data com esta ação de cidadania”, completa.
Neste sábado (18), o Hemosul estará aberto das 7h às 17h. O endereço é avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro.