O programa inclui ainda ações educativas e cadastro digital dos animais
A Caravana da Castração do Governo de Mato Grosso do Sul começou nesta segunda-feira (3) uma nova etapa em Dourados, oferecendo castração, microchipagem e acompanhamento pós-cirúrgico para cães e gatos. O atendimento ocorre em unidade móvel estacionada no estádio Douradão, com equipe de dez profissionais, e segue por 10 dias. Ao todo, foram disponibilizadas 1,6 mil vagas, incluindo machos e fêmeas, mas a procura superou 5,6 mil inscrições.
O serviço gratuito inclui medicação e roupa pós-cirúrgica para garantir a recuperação dos animais. A iniciativa atende tutores que não têm condições de custear procedimentos em clínicas particulares e contribui para o controle populacional de pets, redução de abandono e prevenção de zoonoses, como a leishmaniose, endêmica no Estado. A microchipagem identifica os animais e facilita a localização em casos de fuga, furto ou viagens interestaduais e internacionais.
O superintendente de Políticas Integradas de Proteção Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, destaca que a Caravana já castrou e microchipou mais de 11,8 mil animais em Mato Grosso do Sul. Ele reforça que o projeto alia cuidado com os animais e saúde pública, incentivando tutores a praticarem a guarda responsável.
O programa inclui ainda ações educativas e cadastro digital dos animais. Nas cidades sem clínica veterinária, um CTI móvel garante segurança no pós-operatório, enquanto os municípios contemplados devem implementar, em até um ano, um calendário local de conscientização sobre bem-estar animal.
A Caravana da Castração segue como iniciativa do Governo de MS para ampliar o acesso a procedimentos veterinários, promover o cuidado responsável e reduzir impactos à saúde pública, oferecendo um serviço completo e gratuito para tutores de cães e gatos.



