Aglomerado de Blocos reúne 13 grupos e marca início da folia na Capital
Os 13 blocos que integram o ABC (Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande) lançam oficialmente, neste sábado (31), o calendário do Carnaval de Rua da Capital. O anúncio acontece a partir das 9h, no Bar do Zé, e marca simbolicamente o início da folia com um ato coletivo de ocupação cultural da cidade.
O Bloco As Depravadas, o mais antigo em atividade e responsável por abrir a programação oficial no dia 7 de fevereiro, destaca o peso simbólico do momento. Para a organização, ocupar as ruas centrais com música e alegria reforça o Carnaval como espaço de encontro, convivência e cultura popular.
A organização coletiva dos blocos também é apontada como um avanço do movimento. Com o crescimento do público, aumentam as responsabilidades com estrutura, segurança e diálogo com o poder público, fortalecendo o Carnaval de rua como política cultural da cidade.
Encerrando a programação no tradicional Enterro dos Ossos, no dia 21 de fevereiro, o bloco Forrozeiros MS representa a diversidade musical do Carnaval campo-grandense. A proposta amplia a experiência da festa e reforça o caráter plural e inclusivo da folia.
Fundado em julho de 2024, o ABC é presidido por Thallyson Perez e reúne atualmente 13 blocos. A edição deste ano conta com apoio de parlamentares, da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundac, e do Governo do Estado, via Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.






