Objetivo foi de reforçar cuidado com profissionais da segurança
A Carreta da Saúde, projeto da Sejusp-MS em parceria com a UFMS, alcançou um novo recorde ao realizar 1.002 atendimentos gratuitos em Dourados entre os dias 15 e 17 de outubro. A ação é voltada exclusivamente para policiais, bombeiros, peritos e servidores da segurança pública, oferecendo consultas médicas, oftalmológicas, odontológicas, exames auditivos, atendimento psicológico e terapias integrativas, como florais.
A unidade móvel ficou estacionada ao lado da Delegacia Regional da Polícia Civil, facilitando o acesso dos servidores da região. Esta foi a segunda visita à cidade, pensada para alcançar quem não pôde comparecer anteriormente.
Por que é importante?
A iniciativa prioriza o cuidado com a saúde física e mental dos profissionais que atuam na linha de frente, expostos a situações de alto estresse e riscos constantes. Exames preventivos ajudam na detecção precoce de problemas de visão, audição e saúde emocional, contribuindo para a qualidade de vida e desempenho desses trabalhadores.
“A ação facilita nosso acesso à saúde. É tudo no mesmo local e com atendimento rápido e eficiente”, destacou o sargento bombeiro Lucas Henrique Gaiofato Pires.
Desde o início do projeto, a Carreta da Saúde já percorreu seis cidades e realizou mais de 4.400 atendimentos. A próxima parada será em Ponta Porã, em novembro.
Como funciona?
O projeto é fruto de parceria entre a Sejusp e a UFMS, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), e é coordenado pelo Centro de Atenção Biopsicossocial (CABS).
Servidores da segurança pública interessados devem aguardar a divulgação do cronograma em suas cidades e realizar o agendamento prévio por meio das unidades regionais.