Com a chegada do robô Toumai, Hospital Cassems de Campo Grande torna-se o primeiro do Centro-Oeste a realizar procedimentos guiados por especialistas globais via 5G
O Hospital Cassems de Campo Grande (HCCG) atingiu, nesta segunda-feira (2), um novo patamar na medicina de alta complexidade em Mato Grosso do Sul. Pioneiro ao introduzir a cirurgia robótica no Estado, o hospital passa agora a operar com o robô cirurgião Toumai, considerado uma das plataformas mais modernas do mundo, e inaugura a telecirurgia no Centro-Oeste.
A tecnologia já está em funcionamento e marca oficialmente o lançamento do sistema, consolidando o HCCG como referência em inovação médica. Com a telecirurgia, a distância deixa de ser um obstáculo para a excelência no atendimento. Especialistas de qualquer parte do mundo podem realizar ou orientar procedimentos em tempo real, por meio da conectividade 5G, garantindo aos beneficiários acesso ao que há de mais avançado na medicina global sem a necessidade de sair do Estado.
Mais do que um avanço tecnológico, a iniciativa representa um salto na humanização do cuidado. A cirurgia robótica aliada à telecirurgia permite a troca de experiências em tempo real entre profissionais, conectando especialistas e pacientes com alta precisão e segurança. O sistema utiliza braços robóticos com movimentos milimétricos e oferece procedimentos menos invasivos, resultando em menor dor no pós-operatório, redução do tempo de internação e recuperação mais rápida.
Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o investimento reafirma o compromisso da instituição com a democratização da saúde em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, a realização de procedimentos cada vez mais complexos no próprio Estado fortalece os profissionais locais e as instituições hospitalares. “Com a chegada do robô Toumai e da tecnologia de telecirurgia, conseguimos conectar nossas estruturas ao mundo todo. É um avanço importante para o Estado e, principalmente, para os servidores públicos beneficiários da Cassems”, destacou.
Atualmente, o programa de cirurgia robótica da Cassems contempla as especialidades de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral. A precisão e a segurança dos procedimentos são ressaltadas por especialistas, como o médico Rafael Buta, que enfatiza os benefícios da tecnologia. “A cirurgia robótica transforma a forma de operar. A plataforma elimina tremores, reproduz com exatidão os movimentos das mãos e oferece visão em 3D ampliada em até 20 vezes, o que traz ganhos significativos para os pacientes”, explicou.
A parceria que viabilizou a chegada do robô Toumai ao Centro-Oeste foi destacada por Gabriel Alencar Coelho, representante da Hospcom. Segundo ele, a tecnologia amplia o acesso à medicina de ponta. “A primeira telecirurgia do Centro-Oeste é da Cassems. Trabalhamos com tecnologia, mas nosso objetivo maior é salvar vidas. Inovação só faz sentido quando cumpre esse propósito”, afirmou.
Com a telecirurgia, o Hospital Cassems elimina a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo em busca de procedimentos complexos. A estabilidade dos comandos, aliada à visão 3D de alta definição, coloca a assistência prestada em Mato Grosso do Sul no mesmo nível dos maiores centros médicos do mundo.
De acordo com o diretor administrativo do HCCG, Alessandro Depieri, a inovação faz parte da essência da instituição. Ele ressalta que investir em tecnologia de ponta, aliada ao cuidado humano, é um compromisso permanente da Cassems para garantir melhores resultados e mais qualidade de vida aos beneficiários.






