Salas, equipamentos e paredes foram danificados após invasão no assentamento Mutum
Três crianças, de 8, 9 e 11 anos, vandalizaram uma escola municipal no assentamento Mutum, em Santa Rita do Pardo, a 199 quilômetros de Campo Grande. O caso foi registrado no domingo (18) pela Polícia Civil como dano qualificado ao patrimônio público.
Segundo a polícia, o diretor da escola foi informado pelo pai de duas das crianças, que relatou que as filhas e um vizinho haviam causado danos no local. O homem contou que percebeu a ausência das meninas e, ao procurá-las, ouviu barulhos dentro da escola. As crianças entraram por uma janela basculante e não conseguiram sair, sendo necessário acionar os pais.
No local, foram encontradas salas de aula e a secretaria cobertas por tinta, papéis picados e materiais escolares destruídos. Também houve pichações com frases ofensivas e desenhos obscenos nas paredes, além de danos a decorações de Natal. Computadores, teclados e uma impressora de grande porte foram atingidos por tinta e ficaram danificados.
Por serem menores de 12 anos, as crianças não respondem criminalmente, sendo o caso tratado como ato infracional, com aplicação de medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, como acompanhamento pelo Conselho Tutelar.
A prefeitura informou que os equipamentos eletrônicos danificados são locados e devem ser substituídos por meio do seguro ou da empresa responsável. Em nota, o município afirmou que equipes de limpeza e manutenção já atuam no local para garantir o início das aulas no começo de fevereiro.






