Ele foi conduzido à delegacia após os policiais encontrarem uma arma sem registro de porte em sua residência, um dos alvos dos mandados de busca e apreensão
A Operação “Dirty Pix”, deflagrada nesta terça-feira (18) pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC/MPMS), resultou na detenção do diretor do Hospital Elmíria Silvério Barbosa, Jacob Breure. Ele foi conduzido à delegacia após os policiais encontrarem uma arma sem registro de porte em sua residência, um dos alvos dos mandados de busca e apreensão.
A ação cumpriu 18 mandados em Sidrolândia (MS) e Manaus (AM) e investiga a prática de peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro envolvendo recursos estaduais destinados à saúde pública do município.
Esquema desviou R$ 5,4 milhões destinados à compra de equipamentos hospitalares
De acordo com o Ministério Público, o esquema desviou R$ 5,4 milhões repassados pelo Governo do Estado ao município para a compra de: um aparelho de ressonância magnética e uma autoclave hospitalar.
Segundo o MPMS, parte desses recursos foi desviada pela direção do hospital, em conluio com a empresa fornecedora, que, além de superfaturar valores e não entregar os equipamentos conforme contrato, também teria feito pagamentos ilícitos a vereadores por meio de transferências via Pix — prática que originou o nome da operação.
Pagamentos via Pix a vereadores e agentes políticos
O GECOC apontou que a empresa envolvida realizava diversas transferências via Pix, diretamente ou utilizando intermediários, para: o presidente do hospital e vereadores do município, como forma de repassar vantagens indevidas para sustentar o esquema.
Lista de investigados inclui vice-prefeita, vereadores e empresários
Entre os alvos da operação estão:
Agentes políticos
• Cristina Fiuza — vice-prefeita de Sidrolândia
• Gabriel Auto Car — vereador
• Clednaldo Cotocio — vereador
• Adailton Joarildo — vereador
• Elieu da Silva Vaz — ex-vereador
Demais envolvidos
• Enelvo Felini Júnior
• Izaqueu de Souza Diniz
• José Ademir Gabardo
• Júlia Carla Nascimento
• Júlio César Alves da Silva
• Silvio de Azevedo Pereira
• Jacob P. Wilmtje
Pessoas jurídicas
• Pharbox Distribuidora Farmacêutica
• Farma Medical Distribuidora de Medicamentos e Correlatos Ltda.
• Hospital Dona Elmiria Silvério Barbosa
• Comercial Gabardo (citada em etapas anteriores da investigação)
Nome da operação faz referência às transações ilícitas
O termo “Dirty Pix” — “pix sujo” — foi escolhido devido ao uso sistemático de transferências via Pix para pagamento de propinas, ocultação de valores e dissimulação do desvio milionário investigado.
A operação segue em andamento, e o material apreendido será analisado pelo MPMS nas próximas fases da investigação.






