Pré-carnaval acontece nesta quarta-feira, 11, no Teatro do Mundo, com samba raiz, atrações especiais e homenagem a Vinil Moraes.
O Cordão Valu, o bloco mais tradicional de Campo Grande, convoca foliões para o esquenta do Carnaval nesta quarta-feira (11), a partir das 19h, no Teatro do Mundo (Rua Barão de Melgaço, 177, Centro). O ingresso custa R$ 10.
Com o tema “Samba do Cordão Valu”, o evento serve como ensaio geral para a estreia oficial do bloco no Carnaval 2026, que acontece no sábado, 14, na Esplanada Ferroviária. “Estamos chamando nossos foliões para esse apronto final, para chegarem afinados ao carnaval dos 20 anos do bloco. Venham com alegria e, se possível, com fantasias”, convida Silvana Valu, fundadora e comandante do grupo.
O esquenta terá como atração principal o grupo Sambacaos, especialista em samba raiz, interpretando clássicos de grandes compositores como Nelson Sargento, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus, Aldir Blanc, João Bosco e Vinícius de Moraes, além de canções autorais.
Participações especiais ficam por conta dos cantores Edir Valu, Silveira e Vinil Moraes. Vinil é o compositor da “Marcha-frevo Valu”, hino oficial do bloco, e Silveira traz seu repertório que mistura soul e pagodão baiano, incluindo o single “Dia Nublado”, sua aposta para o período carnavalesco. Edir Valu vai apresentar sambas clássicos, como “Não deixe o samba morrer”, “Canto das três raças” e “Eu quero é botar meu bloco na rua”.
Homenagem a Vinil Moraes
Durante o pré-carnaval, o Cordão Valu prestará homenagem ao cantor e compositor Vinil Moraes, que se despede de Campo Grande após o Carnaval para seguir a carreira na Paraíba. Além de criar a “Marcha-frevo Valu” e lançá-la nas plataformas digitais, Vinil foi produtor e parceiro histórico do bloco.
“Os 20 anos do Cordão Valu representam um salto de quase cem anos no carnaval de Campo Grande. O bloco trouxe ânimo e público para as ruas quando o carnaval precisava de energia”, destaca Moraes, que irá apresentar canções autorais, como “Porrada é sempre no mesmo lugar”, além da Marcha-frevo Valu. Ele também participará das duas apresentações oficiais do bloco na Esplanada Ferroviária.
Silvana Valu reforça a importância do músico para a história do Cordão. “Vinil fará muita falta ao Carnaval e à cultura de Campo Grande. Já estamos com saudade, mas desejamos sucesso em sua nova empreitada, amigo querido”, afirma a comandante.






