A medida contribui para diminuir o tempo de espera e aumentar a capacidade de resposta da rede estadual
Pacientes do SUS em Mato Grosso do Sul estão sendo atendidos por meio de um mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Adventista do Pênfigo (HAP), em Campo Grande. Ao todo, estão previstas 1.200 cirurgias de média e alta complexidade, realizadas desde dezembro de 2025 e com conclusão prevista para os próximos dois meses.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o hospital e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e tem como objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos ortopédicos, especialmente em casos de fraturas e acidentes. Somente no domingo (4), 28 cirurgias foram realizadas.
Com o reforço, o HAP passa a integrar de forma mais ativa a rede pública, funcionando como apoio aos hospitais de referência e ajudando a acelerar o atendimento aos pacientes. A medida contribui para diminuir o tempo de espera e aumentar a capacidade de resposta da rede estadual.
Os pacientes são encaminhados pelo SUS, seguindo a regulação estadual. A Santa Casa segue como referência, enquanto o Hospital Adventista absorve parte da demanda, evitando sobrecarga dos serviços.
A Secretaria de Saúde acompanha a execução do projeto e a qualidade da assistência prestada, garantindo mais agilidade, segurança e acesso aos procedimentos cirúrgicos.






