A fiscalização reforça a necessidade de que motoristas mantenham seus veículos em boas condições de uso, evitando acidentes e penalidades
Durante o mês de outubro de 2025, a Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário intensificou as ações de segurança no trânsito em Campo Grande e em outros municípios do Estado. Ao todo, 2.958 veículos foram abordados em operações especiais, como as da Lei Seca, e em patrulhamentos de rotina.
As abordagens têm como principal objetivo garantir a segurança de todos os usuários das vias, orientando sobre a importância da manutenção preventiva dos veículos e do respeito às normas de trânsito.
Caminhão com diversas irregularidades
Em uma das fiscalizações realizadas no anel viário de Campo Grande, agentes de trânsito abordaram um caminhão que circulava sem placa dianteira e com a traseira parcialmente coberta com fita, dificultando a identificação.
Durante a vistoria, foram constatadas diversas irregularidades: lanternas e faróis sem funcionamento, fios expostos, ausência dos dois estepes, pneus totalmente desgastados e freio traseiro comprometido, sem as peças de frenagem adequadas. O veículo também não possuía as barras de proteção lateral (anti-intrusão) e estava com o capô amarrado por cordas. Diante da situação, o caminhão foi removido ao pátio.
A fiscalização reforça a necessidade de que motoristas mantenham seus veículos em boas condições de uso, evitando acidentes e penalidades.
Combate à embriaguez ao volante
As operações também continuam firmes no combate à direção sob efeito de álcool. Em uma abordagem realizada na BR-163, em Campo Grande, um motociclista foi flagrado pilotando alcoolizado. O teste do bafômetro apontou 0,28 mg/L de álcool no sangue, e o condutor foi autuado em flagrante.
Em Dourados, outra ocorrência chamou a atenção: um motorista, sem habilitação para dirigir automóveis e com som alto, tentou fugir de uma abordagem. Após perseguição, ele foi detido e o teste do bafômetro indicou 0,81 mg/L, configurando crime de trânsito. O condutor foi encaminhado à Depac.
Números do mês
Somando todas as ações de outubro, 2.962 pessoas foram abordadas.
2.735 motoristas realizaram o teste do bafômetro;
162 recusaram-se a fazer o exame;
6 condutores foram flagrados embriagados.
As operações de fiscalização e patrulhamento continuam de forma permanente, com foco em reduzir acidentes, salvar vidas e conscientizar os condutores sobre os riscos de dirigir alcoolizado ou com o veículo em más condições de conservação.






