Um foragido da Justiça, considerado de alta periculosidade, morreu na madrugada desta quinta-feira (19) após trocar tiros com policiais do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros). Eryson Breno Souza Vasques, de 22 anos, conhecido como “Ferrugem”, foi baleado durante a ação no Bairro Moreninha, em Campo Grande.
Durante a madrugada, os policiais realizavam diligências para investigar uma dupla suspeita de planejar um roubo na área conhecida como “Cabriteira da Moreninha”. A dupla já vinha sendo monitorada — eles usavam uma motocicleta com placa adulterada, que mais tarde foi identificada como produto de furto.
Durante a operação, os suspeitos foram localizados. Segundo a polícia, um deles conseguiu fugir por uma área de mata. Já Eryson teria apontado uma pistola contra os policiais, que reagiram com tiros para conter a ameaça. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu e morreu após dar entrada em uma unidade de saúde.
A motocicleta utilizada pelo criminoso estava com registro de furto e placa adulterada.
Eryson acumulava diversas passagens por crimes violentos, como homicídios, roubos armados e resistência à prisão. Também estava foragido do sistema prisional. Ele havia sido condenado a 10 anos e 6 meses de prisão por participação no assassinato de Alexandre Pereira Marimoto, de 19 anos, executado com cinco tiros em 2022, no Bairro Aero Rancho.