Na tarde desta terça-feira (27), policiais da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Aquidauana, no âmbito da Operação Shamar, prenderam um homem de 42 anos acusado de cárcere privado, lesão corporal, ameaça e dano, todos crimes previstos na Lei Maria da Penha.
A prisão preventiva de J.H.R.C. foi decretada após a representação da autoridade policial e aprovada pelo Poder Judiciário de Aquidauana. O homem é suspeito de praticar violência doméstica contra sua ex-companheira, com quem teve um breve relacionamento. De acordo com as investigações, ele teria ido à casa da vítima sob o pretexto de discutir o término da relação. Após ser permitido entrar, ele confiscou o celular da mulher e o destruiu, com o objetivo de impedir que ela buscasse ajuda ou contatasse a polícia.
Em seguida, o suspeito teria empurrado a mulher, fazendo-a cair, e a ameaçado de morte com uma tesoura retirada da cozinha. Ele a manteve em cárcere privado durante toda a noite, reiterando as ameaças de morte caso ela tentasse escapar.
Na manhã seguinte, a vítima conseguiu escapar ao fingir aceitar a retomada do relacionamento e convenceu o agressor de que precisava sair para trabalhar. Ele a acompanhou até o local de trabalho utilizando a motocicleta que pertencia à vítima, mantendo o veículo sob sua posse até a tarde. A vítima conseguiu recuperá-lo na casa da mãe do suspeito, para quem relatou o ocorrido.
Posteriormente, a vítima descobriu que J.H.R.C. tinha um histórico de violência doméstica com outras ex-companheiras.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Atendimento à Mulher de Aquidauana, onde sua prisão foi oficialmente comunicada ao Poder Judiciário.