Um idoso de 63 anos, morador de Paraíso das Águas, procurou a delegacia nesta sexta-feira (18) após descobrir que seu nome foi utilizado para abrir uma empresa de forma fraudulenta. A descoberta ocorreu quando ele tentava dar entrada em seu processo de aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com o boletim de ocorrência, durante a consulta de seus documentos no INSS, o idoso percebeu que uma empresa estava registrada em seu nome desde 2012, apesar de nunca ter autorizado ou aberto qualquer negócio.
Preocupado, ele consultou seu contador, que confirmou a fraude e informou que outras pessoas da região também tiveram empresas abertas em seus nomes sem consentimento, sugerindo um possível esquema de estelionato.
Além de enfrentar o transtorno de ter uma empresa desconhecida vinculada ao seu nome, o idoso está encontrando dificuldades para prosseguir com o processo de aposentadoria, já que a empresa possui dívidas pendentes. Essas pendências financeiras estão bloqueando o andamento de seu pedido de aposentadoria.
O caso foi registrado como estelionato e está sob investigação para identificar os responsáveis pelo esquema fraudulento.