Ação promove formação para mulheres e jovens e encerra com serviços abertos à comunidade
O Curso de Cabeleireira do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), promovido pelo programa IFMS Social com apoio da senadora Soraya Thronicke, tem ampliado oportunidades para mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso do Sul. A ação, já realizada em Campo Grande e Corumbá, chega à reta final em Ladário, beneficiando 50 alunas nas turmas vespertina e noturna.
A formação garante aprendizado técnico, acompanhamento pedagógico e kits completos para que as participantes possam iniciar uma atividade profissional logo após o término das aulas. O investimento destinado pela senadora ao IFMS para execução dos cursos chegou a quase R$ 400 mil, somando-se a outros aportes que fortalecem ações sociais, inovação e assistência estudantil na instituição.
O curso foi planejado para atender especialmente mulheres em maior vulnerabilidade social, incluindo mulheres negras, trans e travestis. Para muitas, como a dona de casa Silvia Merida Egues, de 43 anos, a experiência representa a chance de conquistar autonomia financeira. Já para Rita de Cássia Fernandes da Rosa, de 19 anos, a formação abre possibilidades de renda e desenvolvimento pessoal.
A senadora Soraya destaca o impacto da qualificação profissional na vida dessas mulheres, reforçando a importância de investir em projetos que fortalecem a autonomia e a autoestima. A reitora do IFMS, Elaina Cassiano, lembra que os recursos também impulsionam outras frentes do IFMS Social, ampliando o alcance das iniciativas.
Como etapa final da capacitação, as alunas realizarão atendimentos gratuitos de cortes de cabelo para a comunidade de Ladário.
Confira os dias e locais:
02 de dezembro
• Associação Reserva da Marinha – 13h30 às 16h30
• Escola Municipal Nelson Mangabeira – 18h30 às 21h30
03 de dezembro
• Escola Marquês de Tamandaré – 13h30 às 16h30
• APPIL – 18h30 às 21h30
04 de dezembro
• CRAS – 13h30 às 16h30 e 18h30 às 21h30
A ação reforça o compromisso do IFMS em oferecer serviços gratuitos à população e promover inclusão social por meio da educação profissional.






