Quedas em roubos e furtos refletem investimentos do Governo em pessoal, tecnologia e infraestrutura de segurança
Os investimentos do Governo de Mato Grosso do Sul em segurança pública continuam refletindo na diminuição dos índices de criminalidade no Estado. Levantamento da Coordenadoria de Estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) aponta queda nos crimes de roubo e furto entre janeiro e dezembro de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.
Em 2025, foram registrados 2.631 casos de roubo em todo o Estado, contra 3.130 em 2024, representando redução de 15,9%. Entre os tipos de roubo, o roubo seguido de morte apresentou a maior queda percentual (-23,5%), seguido pelo roubo ao comércio (-21,3%), roubo em via urbana (-17,4%), roubo de veículos (-11,5%) e roubo em residência (-8,9%).
Também houve retração nos casos de furto. Enquanto em 2024 foram contabilizados 33.265 registros, em 2025 o total caiu para 32.739, uma redução de 1,6%. O furto de veículos foi o mais impactado, com diminuição de 17,2%, seguido pelo furto em residência, que caiu 1,2%.
Na Capital, as reduções foram ainda mais expressivas. Campo Grande registrou queda de 20,7% nos roubos, sendo que o roubo em via urbana caiu 23,1% — de 1.553 ocorrências em 2024 para 1.196 em 2025 — e o roubo ao comércio recuou 19,5%. O roubo de veículos teve redução de 14,8% e o roubo em residências caiu 11,1%. Quanto aos furtos, a variação total na Capital foi leve, com aumento de 0,3%, mas o furto de veículos registrou queda significativa de 22,1%.
O delegado titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), Francis Flávio Araújo Tadano Freire, atribui os resultados à atuação estratégica da unidade contra o crime organizado. “Os bons índices também refletem o combate a quadrilhas interestaduais, especialmente aquelas envolvidas no furto de caminhonetes e na adulteração de veículos com placas falsas, como demonstrado na Operação Placa Fria”, destacou.
O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Emerson de Almeida Vicente, reforça que os números comprovam a eficácia das ações adotadas. “Campo Grande apresenta queda consistente nos índices de roubos e furtos graças a um trabalho integrado e planejado, fortalecido pelos investimentos estratégicos do Governo do Estado, sob a liderança do governador Eduardo Riedel. A conclusão do curso de formação, em agosto de 2025, aumentou significativamente nossa capacidade operacional”, afirmou.
Segundo o comandante, ao longo do ano foi implementado um planejamento detalhado de ações preventivas e ostensivas, com destaque para a ampliação da setorização da Capital de 38 para 50 setores, garantindo maior presença policial, respostas mais rápidas e melhor distribuição do efetivo.
Além da formação de 427 novos soldados da Polícia Militar, o Governo realizou o concurso público da Polícia Civil, que deve incorporar 400 novos agentes em delegacias de todo o Estado. Em 2025, também foi realizado o processo seletivo do Corpo de Bombeiros Militar, com a contratação de 250 novos servidores.
Os investimentos contemplam ainda a infraestrutura. Um exemplo é a construção do novo prédio da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Centro, em Campo Grande, executada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). Com investimento de R$ 6.120.731,80 e 24,61% da obra concluída, a nova unidade vai melhorar as condições de atendimento à população e de trabalho para os servidores.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em exercício, Ary Carlos Barbosa, destaca que a integração das forças de segurança foi decisiva para os bons resultados. “Esses números refletem uma política pública consistente, baseada em planejamento, cooperação entre as forças de segurança e investimentos contínuos em pessoal, tecnologia e infraestrutura. O Governo do Estado tem priorizado a segurança pública de forma estratégica, e esses indicadores mostram que estamos avançando na proteção da população sul-mato-grossense, com ações eficazes na prevenção e no combate à criminalidade”, concluiu.






