O Detran-MS (Ministério Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul) organizou nesta quinta-feira (16) uma atividade educativa com os adultos da Associação Ativa Eva, no Bairro Nova Lima. Com o objetivo de sensibilizar para comportamentos seguros na estrada, esta ação traz também um sentimento de pertença aos idosos, que é incorporado na campanha através de uma campanha educativa.
Os idosos são orientados sobre como atravessar a rua com segurança, obedecer às regras de trânsito e outros comportamentos que contribuem para garantir a segurança no trânsito. Em seguida, com a ajuda do Agente Especial do Detran-MS, os idosos realizaram uma blitz educativa na área.
“A ação foi importante, que fez com que os idosos se sentissem pertencentes numa campanha tão grande como a do Maio Amarelo. E o suporte dos agentes de fiscalização foi perfeito para que eles se sentissem seguros”, disse a assistente social Janete Moraes, coordenadora da Associação Ativa Eva.
Para a aposentada Maria Helena Farias Silveira, de 66 anos, faz parte da associação há 3 anos, a ação empolgante. “Foi muito legal falar com os motoristas, explicar o que é o Maio Amarelo. Deveríamos fazer isso mais vezes e em outros lugares também”, disse a idosa.
A ação faz parte do programa “Detran vai onde o Idoso está”, coordenado pela professora Inês Esteves. Além da Associação Ativa Eva, outras instituições participaram como a Associação de Moradores Conjunto Arnaldo Estevão de Figueiredo II – AMCAEF, no último dia 02 de maio.
A ação com idosos ainda deve ocorrer na CCI Elias Lahdo, no bairro Monte Castelo. “É muito importante inserir o idoso num movimento como o Maio Amarelo. Toda a sociedade deve se engajar, deve participar para que possamos alcançar um trânsito seguro. A paz no trânsito depende de todos nós”, disse a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.