O processo de inscrição foi totalmente online, facilitando o acesso, principalmente para atletas do interior do estado
Nesta segunda-feira (3), atletas e técnicos de Mato Grosso do Sul receberam kits esportivos em cerimônia simbólica no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, dentro dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2026. As iniciativas visam apoiar o desenvolvimento esportivo e social, reconhecendo o mérito de atletas e incentivando a inclusão de grupos historicamente sub-representados.
Nesta edição, 302 atletas e 41 técnicos foram contemplados, com investimento total de R$ 4,2 milhões ao longo de 12 meses, recursos do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE). Entre as novidades, estão a criação de categorias pré-olimpica, nacional surdolímpica, paralímpica e reserva de 30% das bolsas para mulheres, atendendo demandas apresentadas em audiência pública de 2024.
O processo de inscrição foi totalmente online, facilitando o acesso, principalmente para atletas do interior do estado. Além de reconhecer desempenho, os programas contribuem para inclusão social, democratização do esporte e promoção de saúde e disciplina entre os jovens.
O governador Eduardo Riedel destacou o impacto social do investimento: “O esporte transforma vidas, forma caráter, disciplina e saúde, beneficiando diretamente nossa sociedade”. O secretário Marcelo Ferreira Miranda reforçou o papel social dos programas, lembrando que iniciativas como o Prodesc e o ‘Bom de Bola, Bom na Escola ampliam a prática esportiva em regiões de vulnerabilidade social, alcançando 70 cidades e 23 modalidades.
Atletas paralímpicos de destaque, como Fernando Rufino e Yeltsin Jacques, participaram da cerimônia, reforçando o incentivo e a inspiração que o programa oferece a novos talentos, incluindo o preparo para os Jogos Paralimpicos de Los Angeles 2028
Os critérios, valores e categorias atualizadas dos programas estão disponíveis no Manual Bolsa Atleta e Técnico, garantindo transparência e acesso à informação para interessados






