A equipe é organizada pela Fundesporte e pela Setesc
Entre os dias 17 e 29 de novembro, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), recebe a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, maior evento do mundo voltado a estudantes com deficiência. Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição reúne mais de 2 mil atletas de todo o país, com idades entre 11 e 17 anos, promovendo inclusão e desenvolvimento no paradesporto.
A delegação sul-mato-grossense contará com 106 atletas de 17 municípios, que disputarão nove modalidades: atletismo, bocha, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, parabadminton, natação e tênis de mesa. A equipe é organizada pela Fundesporte e pela Setesc.
Em 2024, o estado conquistou o quinto lugar geral na competição. O diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, destaca que a meta é manter-se entre as cinco melhores delegações. “Realizamos semanas intensivas de treinamento para aprimorar o desempenho dos atletas”, afirmou.
Segundo Anne Thalita, responsável pelo paradesporto da Fundesporte, os competidores foram selecionados por meio da etapa estadual, após atingirem as marcas exigidas em cada modalidade. “A equipe está muito bem preparada e motivada para representar o estado”, ressaltou.
Desde sua primeira edição em 2009, as Paralimpíadas Escolares revelam talentos do esporte paralímpico brasileiro, como Yeltsin Jacques, Alan Fonteles, Verônica Hipólito, Petrúcio Ferreira, Talisson Glock, Leomon Moreno e Bruna Alexandre.
A entrega dos kits esportivos aos atletas e técnicos será nesta quinta-feira (13), às 14h30, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (Rua 26 de Agosto, 456 – Centro).






