Calor intenso, tempo abafado e risco de tempestades marcam a previsão para diferentes regiões do Estado
Apesar das chuvas registradas nos últimos dias, este sábado (7) amanheceu quente e abafado em Mato Grosso do Sul, com a sensação de que a precipitação recente não foi suficiente para aliviar o calor. A previsão indica tempo instável e temperaturas elevadas em várias regiões do Estado ao longo do dia.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o sábado deve ter sol com variação de nebulosidade e elevação significativa das temperaturas, que podem atingir até 38 °C, especialmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste.
Ao mesmo tempo, áreas das regiões centro-norte, norte e nordeste do Estado podem registrar chuvas fortes e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento. As instabilidades são provocadas pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favorece a formação de nuvens carregadas.
Essas regiões exigem atenção redobrada devido ao alto volume de chuva acumulado nos últimos dias, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e elevação rápida do nível de rios, principalmente em áreas urbanas, locais mais baixos e pontos com drenagem deficiente.
Entre a tarde e a noite deste sábado e ao longo de domingo (8), a aproximação de uma frente fria deve reforçar as instabilidades, com maior impacto na região sul do Estado. Mesmo com a possibilidade de chuva, o calor deve continuar predominando.






