“Perigo potencial”. Com estas palavras o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz o alerta para a onda de calor que atinge 20 estados brasileiros, inclusive Mato Grosso do Sul, mesmo em pleno inverno. As temperaturas elevadas vão persistir pelos próximos dias e devem quebrar recordes.
Os alertas emitidos nesta terça-feira são válidos até 25 de agosto. Eles significam “leve risco à saúde”, com temperaturas até 5ºC acima da média para esta época do ano.
Em MS, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para esta quarta-feira (23) é de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade em grande parte de Mato Grosso do Sul. Nos próximos dias, o Estado deve enfrentar altas temperaturas que podem atingir 40°C, valores próximos ou até acima da temperatura máxima do ano, que foi 38,7°C em Pedro Gomes no dia 10 de agosto de 2023.
Além disso, são previstos baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 10% e 30%, com destaque nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Norte do Estado. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.
De acordo com o Cemtec, Campo Grande terá mínima de 23°C e máxima de 35°C.
De legenda amarela, os alertas do Inmet são o de menor grau de severidade, porém, considerados “situação meteorológica potencialmente perigosa”. O instituto orienta, nos locais com essa legenda, que as pessoas tenham cuidado na prática de atividades sujeitas às intempéries.