Ao todo, participam da operação 80 policiais federais e 70 servidores de outros órgãos federais
Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Federal deflagrou a Operação Alquimia em conjunto com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A ação tem como objetivo fiscalizar 24 empresas do setor sucroalcooleiro em diferentes estados do país.
Durante a operação, estão sendo coletadas e analisadas amostras de produtos fabricados pelas unidades fiscalizadas, a fim de verificar se estão em conformidade com as composições químicas exigidas por lei.
Os resultados dessas análises irão subsidiar as investigações da Polícia Federal sobre casos de desvio e contaminação de bebidas alcoólicas por metanol, que vêm sendo registrados desde o início de setembro deste ano.
Ao todo, participam da operação 80 policiais federais e 70 servidores de outros órgãos federais. As ações ocorrem em 22 municípios localizados nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina. Entre as cidades fiscalizadas estão: São Paulo (capital), Guarulhos, Suzano, Sumaré, Cotia, Limeira, Dourados (MS), Campo Grande (MS), Várzea Grande (MT), e Cocal do Sul (SC), entre outras.