O vereador Otávio Trad (PSD) apresentou um Projeto de Lei que pede pela criação de políticas públicas de prevenção a amputação de membros corporais. A proposta visa reduzir os altos índices do procedimento que tem sido realizado em todo Brasil desde 2020.
Os dados foram apresentados pelo parlamentar em plenário na última sessão (30) e pontuou como a proposta visa instaurar políticas de prevenção para diminuir os casos de amputação, além de prestar assistência e garantir direitos para as pessoas amputadas no pré e pós operatório.
“Garantir informação e amparo é fundamental para a conscientização e a reabilitação, por isso esse projeto é de suma importância para o bem-estar físico e psicológico das pessoas amputadas”, completou o parlamentar.
Para Otávio, a criação de uma política pública é uma forma de prevenir e cuidar as pessoas que passaram pelo procedimento “Essas amputações vêm crescendo desde 2020 e os dados preliminares de 2022 mostram que no primeiro trimestre a média é de 82 pessoas amputadas diariamente”, disse o vereador citando a pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.