Ação cumpre mandados em MS e SP e bloqueia cerca de R$ 40 milhões de envolvidos
A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Uxoris para combater um esquema de contrabando, descaminho, lavagem de dinheiro e fraudes envolvendo o sistema financeiro nacional. A investigação identificou um grupo especializado em importar grandes quantidades de produtos estrangeiros sem documentação fiscal e distribuí-los pelo país por meio de marketplaces e lojas em Campo Grande.
O grupo também utilizava o método conhecido como dólar-cabo para pagar mercadorias no exterior, movimentando valores de forma ilegal e ocultando a origem dos lucros. Com autorização judicial, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e São Paulo, além do bloqueio e sequestro de bens avaliados em cerca de R$ 40 milhões. Quatorze empresas ligadas ao esquema tiveram as atividades suspensas.
A operação foi batizada de Uxoris porque a investigação começou após denúncia da ex-esposa do líder do grupo, que relatou o uso indevido de seus documentos na criação de empresas de fachada. A ação reforça o trabalho conjunto dos órgãos no combate à sonegação e aos crimes aduaneiros.






