17:49 sábado, 16 agosto 2025
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide Slide

Pink Money ou rainbow washin: causa LGBTIA+ vira pauta, mas especialista alerta para o uso indevido da diversidade como mote comercial

Pink Money ou rainbow washin: causa LGBTIA+ vira pauta, mas especialista alerta para o uso indevido da diversidade como mote comercial

Onça Pintada by Onça Pintada
9:45 quarta-feira, 25 junho 2025
in Artigos da Onça
A A

No próximo dia 28 de Junho é “comemorado” o Dia Internacional do Orgulho LGBTIA+. Casas legislativas, entidades de luta pelos Direitos Humanos e vários segmentos utilizam a data para falar sobre o tema combatendo o preconceito e gerar conscientização. Com isso, durante o mês de junho, é comum ver logotipos coloridos, campanhas com a bandeira LGBTQIA+ e um tom de celebração nas redes sociais de diversas marcas.

Mas é aí que também “mora o perigo”. Sabemos a grande importância da visibilidade do tema, no entanto, até que ponto essa exposição reflete um compromisso real com a causa? O fenômeno conhecido como rainbow washing acende esse alerta.

Já ouviu falar desse termo? Também chamado de pinkwashing, refere-se à prática de empresas que utilizam símbolos LGBTQIA+, como o arco-íris, para aparentar apoio à diversidade, sem que isso se traduza em ações concretas em favor da comunidade. Popularmente conhecido como “pink money” né mores?

E segundo a definição do projeto This Is Gendered, enciclopédia online que mostra como o gênero influencia e molda diferentes aspectos da vida e da sociedade, trata-se da apropriação estética das cores do movimento para construir uma reputação progressista no mercado, sem esforço real ou mudanças estruturais.

Em Campo Grande (MS) a professora dos cursos de Gestão da Faculdade Estácio, Leila Cristina Gonçalves de Oliveira, aponta que o problema do rainbow washing está justamente na superficialidade. “A adoção superficial de causas sociais, sem o respaldo de ações concretas, configura uma incoerência entre o discurso e a prática organizacional. Isso prejudica a reputação da empresa e compromete sua credibilidade junto a consumidores, investidores e colaboradores. Do ponto de vista da gestão estratégica, é fundamental alinhar os valores organizacionais às práticas efetivas. Caso contrário, a organização incorre em riscos reputacionais e financeiros que podem comprometer sua sustentabilidade no médio e longo prazo.”

Você podequerer ler

Dia será de sol, tempo seco e friozinho pela manhã em MS

Dia será de sol, tempo seco e friozinho pela manhã em MS

6 de agosto de 2025
Influencer de MS alvo de operação contra venda ilegal de anabolizantes filma momento em que é detido

Influencer de MS alvo de operação contra venda ilegal de anabolizantes filma momento em que é detido

5 de agosto de 2025
Morre Itamar Souza, referência no rodeio, após ataque de touro em Aquidauana

Morre Itamar Souza, referência no rodeio, após ataque de touro em Aquidauana

2 de agosto de 2025
Prefeita Adriane e vereadores acompanham avanço das obras na Ernesto Geisel

Prefeita Adriane e vereadores acompanham avanço das obras na Ernesto Geisel

31 de julho de 2025

A crítica é reforçada por estudos de mercado. Um levantamento da Adobe mostra que 38% dos consumidores estão mais inclinados a consumir produtos de marcas que se posicionam em favor da diversidade, mas 34% já boicotaram empresas por falta de representatividade. Ou seja, a busca por relevância social precisa vir acompanhada de autenticidade.

Além disso, as novas gerações — especialmente os millennials e a geração Z — têm expectativas mais elevadas sobre o papel social das marcas. A consultoria Deloitte aponta que 83% dos millennials se sentem mais engajados com empresas que promovem a inclusão. Assim, há uma pressão crescente para que organizações adotem discursos alinhados às causas sociais. O problema é quando o discurso não se transforma em prática.

O rainbow washing é apenas uma das formas de colorwashing — um termo guarda-chuva que engloba práticas de apropriação simbólica de causas sociais e ambientais. Entre essas práticas, há o greenwashing, que consiste no uso indevido do discurso ambiental sem a adoção de práticas sustentáveis reais. Também existe o pinkwashing, em outro contexto, quando empresas utilizam o feminismo como apelo comercial, mas mantêm desigualdades internas.
O que é um compromisso verdadeiro?

Mais do que campanhas pontuais, empresas comprometidas com a causa LGBTQIA+ adotam políticas afirmativas, combatem a discriminação em seus ambientes, investem na contratação e promoção de pessoas LGBTQIA+ e apoiam financeiramente projetos da comunidade — durante todo o ano.

Como explica a professora Leila, organizações genuinamente comprometidas vão além das campanhas publicitárias: elas implementam políticas internas inclusivas, promovem a diversidade nos processos seletivos e de liderança, investem em programas de educação e apoio às comunidades envolvidas e mantêm esse compromisso de forma contínua. “Já as empresas que apenas utilizam a causa como ferramenta de autopromoção restringem-se a ações pontuais, geralmente em datas comemorativas, sem mudanças estruturais ou investimentos reais na pauta defendida”, destaca.

Apesar dos avanços nas campanhas e ações pontuais, o desafio para as empresas é transformar o apoio à comunidade LGBTQIA+ em práticas permanentes e efetivas, que impactem a cultura interna e garantam direitos reais. A autenticidade na diversidade vai além das cores e dos slogans, exigindo compromisso contínuo e transparência para evitar o risco de cair no chamado rainbow washing.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Leia também

Dia será de sol, tempo seco e friozinho pela manhã em MS

Dia será de sol, tempo seco e friozinho pela manhã em MS

by Onça Pintada
6 de agosto de 2025

Você gosta desta personalidade? Perguntar ao ChatGPT A quarta-feira (6) será de sol entre nuvens e clima estável em todo Mato Grosso do Sul, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Não há previsão de chuva,...

Influencer de MS alvo de operação contra venda ilegal de anabolizantes filma momento em que é detido

Influencer de MS alvo de operação contra venda ilegal de anabolizantes filma momento em que é detido

by Onça Pintada
5 de agosto de 2025

O influenciador Renato dos Santos Lopes, de 32 anos, conhecido como “Pobre Loco”, foi alvo da operação da Polícia Civil de São Paulo contra uma organização criminosa que produzia e vendia ilegalmente anabolizantes e emagrecedores. A ação foi deflagrada na...

Morre Itamar Souza, referência no rodeio, após ataque de touro em Aquidauana

Morre Itamar Souza, referência no rodeio, após ataque de touro em Aquidauana

by Onça Pintada
2 de agosto de 2025

Itamar Souza, de 40 anos, morreu neste sábado (2) após ser atacado por um touro em uma propriedade rural na região do Córrego Seco, em Aquidauana. O acidente ocorreu na tarde de sexta-feira (1º), enquanto ele trabalhava. Mesmo experiente no...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade