
Campo Grande, 10/05/2022 às 17:02
Em andamento aos trabalhos da consultoria que está elaborando o novo Plano Local de Desenvolvimento da área central da cidade, começa hoje mais uma etapa da pesquisa. Moradores, trabalhadores, frequentadores do centro e a população em geral poderão participar ativamente da elaboração do documento ao responderem o formulário que foi especificamente elaborado para a contribuição da população quanto às propostas para a região.
Também esta semana, começam a ser feitas as entrevistas in loco em diversos pontos do centro pelos consultores.
A ação está sendo coordenada pela Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe) e pela Agência Municipal de Planejamento Urbano de Campo Grande (Planurb). O Plano se baseia em cinco pilares, tidos como objetivos: a ampliação de moradias na área central; o fomento ao desenvolvimento econômico, social e cultural do Centro; a melhoria dos espaços públicos e da mobilidade na área central; a preservação dos bens culturais, materiais e imateriais, presentes no perímetro da área central, e a atualização da legislação urbanística incidente sobre a área de intervenção.
Em uma etapa anterior, foi realizado o diagnóstico sobre os cinco eixos do Plano e, nesta etapa, busca-se a elaboração de propostas que potencializem as forças e minimizem as fraquezas encontradas em cada um dos componentes do Plano. Para ampliar a participação social, estão disponíveis formulários on line para receber as propostas dos cidadãos sobre os temas do Plano em elaboração. O formulário está disponível na página do Programa Reviva Campo Grande, no endereço reviva.campogrande.ms.gov.br, onde também podem ser conferidos os documentos com os dados do diagnóstico, na aba Documentos.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura realizou diversas oficinas, pela internet, para discutir os eixos que compõem o Plano Local. Outra iniciativa foi a disponibilização de um formulário online para que a população pudesse enviar suas percepções com relação a área central.
Junto com essas ferramentas, as entrevistas vão subsidiar a formulação do novo documento que vai nortear o desenvolvimento na área central.
Plano Local de Desenvolvimento
O Plano Local de Desenvolvimento da Área Central visa ampliar a quantidade de moradias no centro, fomentar o desenvolvimento econômico, social e cultural na região, efetivar a preservação dos bens culturais, materiais e imateriais, presentes na área e atualizar a legislação urbanística do local. A elaboração do Plano Local de Desenvolvimento da área central faz parte do Programa Reviva Campo Grande.