
Campo Grande, 08/06/2022 às 16:34
A Prefeitura Municipal de Campo Grande lançou hoje (8) uma nova edição do Programa Nacional de Formação Inicial em Serviços dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), que desta vez vai contemplar 595 servidores. Serão oferecidos cursos profissionais técnicos em alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar. Os servidores terão incorporado na remuneração um aumento de aproximadamente 50% – após o término do curso.
A retomada do programa foi anunciada pela prefeita Adriane Lopes no mês de maio, e prevê a formação e habilitação técnica dos profissionais da educação efetivos, não docentes, em efetivo exercício que atuam nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.
“A Educação é uma grande parceria neste programa. É de fundamental importância podermos agir para mudar a realidade das pessoas, dar oportunidades. E o Profuncionário atende justamente nesta questão, de poder melhorar a condição do servidor público municipal”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.

Entre 2017 e 2019, o Profuncionário atendeu 1.427 cursistas, e agora é retomado por ser uma política de formação e valorização profissional que é o foco dessa gestão. Os cursos serão realizados a partir deste mês, pela Semed, por meio da Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais (Suped) e da Coordenadoria do Centro de Formação para Educação (Cefor).
O programa é destinado aos funcionários da educação não docentes da Reme, para participação nos cursos técnicos profissionalizantes em apoio escolar de nível médio nas áreas de técnico em alimentação escolar, técnico em infraestrutura escolar, técnico em multimeios escolar e técnico em secretaria escolar. O curso de formação profissional técnico será realizado para servidores administrativos do quadro efetivo da educação que participaram do processo de seleção.
O curso é para os servidores que atuam na limpeza, fazendo a merenda, além do pessoal administrativo das secretarias escolares, monitores de aluno, cujo trabalho é de extrema importância para o dia a dia da escola.
Cada uma das habilitações do Profuncionário é composta por 16 módulos – seis da formação pedagógica e dez da formação específica -, mais a prática profissional supervisionada, totalizando 1.260 horas. O Profuncionário é um curso semipresencial e com a oferta de Formação em Serviço é o diferencial da proposta em relação a outros programas de formação profissional. Os encontros presenciais começam ainda no mês de junho, com aulas aos sábados, no Centro de Formação Lúdio Coelho, na Semed.