Na noite desta segunda-feira (14), Francisco Walisson Rodrigues de Souza, de 34 anos, morreu em um confronto com policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) no bairro Jóquei Clube, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Francisco era procurado por sua participação em uma tentativa de assalto a um carro-forte ocorrida no dia 27 de junho, no estado do Ceará.
De acordo com o registro policial, o suspeito vinha sendo monitorado pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul em colaboração com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO-CE). A localização de Francisco foi identificada, e os policiais se dirigiram à residência onde ele estava escondido.
Ao sair da casa, o homem foi reconhecido por suas tatuagens no braço e peito. A equipe do BOPE anunciou a abordagem, mas Francisco tentou fugir, pulando muros na tentativa de se esconder. Encurralado no telhado de um imóvel, ele sacou uma arma e apontou para os policiais, que revidaram com disparos. Francisco foi socorrido e levado ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos.
Com o suspeito, foram encontrados quatro chips de celular e mais de R$ 1 mil em espécie.
Tentativa de Assalto a Carro-Forte no Ceará
O crime que levou Francisco a ser procurado ocorreu em 27 de junho deste ano, em Icapuí, Ceará. Na ocasião, três suspeitos, incluindo duas mulheres e um homem, foram detidos durante uma operação da FICCO-CE e encaminhados à sede da Polícia Federal em Fortaleza. Foram apreendidos fuzis, uma pistola, munições, explosivos, coletes balísticos e quatro veículos, dois deles caminhonetes Hilux.
A ação, que ocorreu em uma rodovia da região, contou com o apoio do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará, com base nas informações fornecidas pela FICCO-CE.